Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Seca no sul de Angola já matou mais de 55 mil animais

Mais de 55 mil cabeças de gado morreram desde maio passado na província do Cunene, sul de Angola, vítimas da pior seca que aquela região enfrenta nos últimos 25 anos, revelou o governo angolano.

Seca no sul de Angola já matou mais de 55 mil animais
Notícias ao Minuto

11:46 - 03/12/13 por Lusa

Mundo Gado

Os números foram avançados pelo diretor provincial do Ministério da Assistência e Reinserção Social, Mateus Ndelipupio, citado hoje pela agência Angop.

Segundo aquele responsável, a escassez de água e pasto provou a morte de 50.956 bovinos, 2.658 caprinos, 2.021 suínos e ainda de 83 cavalos.

Ndelipupio descreveu como "desoladora" a situação daquela população pastorícia, que tem o gado como fonte de rendimento.

Em outubro, em declarações à Lusa, o governador da província do Cunene, António Didalelwa, tinha afirmado que a seca estava a afetar em toda a região cerca de dois milhões de cabeças de gado, com uma média de 30 mortes por dia.

Para fazer face à situação, os criadores estão a levar o gado para locais de maior concentração de capim, onde vão permanecer até a renovação do pasto.

Mateus Ndelipupio referiu ainda que o Governo traçou um programa de ajuda alimentar às famílias afetadas, ou seja, meio milhão de pessoas, e distribuiu motobombas para a prática de horticultura, mais de 220 toneladas de fertilizantes e 800 charruas.

Há cerca de uma semana, o ministro da Saúde angolano, José Van-Dúnem, numa visita que efetuou àquela província e também à da Huíla, disse que foram reabilitadas no município da Cahama, no Cunene, algumas chimpakas (reservas artesanais de água) e inaugurados pontos de abeberamento para o gado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório