Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 21º

Fundadoras do grupo Femen fogem da Ucrânia

Três fundadoras do grupo feminista Femen, conhecido pelas manifestações em 'top less', anunciaram hoje que deixaram a Ucrânia por recearem ser perseguidas, depois de as autoridades ucranianas terem dito que encontraram armas na sede do movimento em Kiev.

Fundadoras do grupo Femen fogem da Ucrânia
Notícias ao Minuto

15:53 - 31/08/13 por Lusa

Mundo Comunicado

Alexandra Chevtchenko, Anna Goutsol e Iana Jdanova "fugiram da Ucrânia por recearem pela sua vida e liberdade", indicou o grupo num comunicado publicado no seu 'site' oficial.

As três ativistas "vão continuar as suas atividades na Europa", precisa o comunicado.

As fundadoras do Femen tomaram a decisão depois de terem sido convocadas pela polícia para um interrogatório, de acordo com a mesma fonte.

O grupo feminista afirmou que as três mulheres podiam ser acusadas de posse ilegal de armas - que pode ser punida com uma pena até cinco anos de prisão - depois de a polícia ter dito na passada terça-feira que encontrou "objetos parecidos com uma granada e uma pistola" na sede da organização em Kiev.

No dia seguinte, as Femen denunciaram "uma provocação", disseram que as forças da ordem colocaram os objetos no local e anunciaram o encerramento do mesmo.

A polícia de Kiev indicou hoje que as ativistas eram apenas "testemunhas" neste caso.

A organização feminista Femen, fundada na Ucrânia e atualmente baseada em Paris, realiza há vários anos ações de protesto em que as ativistas mostram os seios para denunciar a discriminação das mulheres e o autoritarismo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório