Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Alzheimer: Novo tratamento resgata células degeneradas

Investigadores da Universidade da Califórnia conseguiram dar mais um passo em frente no tratamento do Alzheimer.

Alzheimer: Novo tratamento resgata células degeneradas
Notícias ao Minuto

06:50 - 03/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

E a ciência dá mais um passo em frente no tratamento do Alzheimer. Conta o The Guardian que um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, conseguiu resgatar parte das células danificadas provocadas por esta doença, que afeta milhares de pessoas anualmente em todo o mundo.

Através de uma terapia genética experimental, os cientistas foram capazes de reduzir a taxa de degeneração dos neurónios de pacientes com esta condição, resultado que permite ter uma nova esperança no tratamento da doença.

Numa primeira fase da investigação, oito pacientes – ainda em fase inicial da doença – receberam em parte do cérebro a aplicação do fator de crescimento neural (tratamento que se baseia no desenvolvimento do sistema nervoso e que foi descoberto na década de 40, mas só agora testado com segurança).

Numa segunda fase do estudo, e já com os pacientes mortos, os exames realizados ao cérebro comprovaram que este tratamento conseguiu aquilo que há muito se desejava: recuperar as células que estavam a morrer e aumentar o crescimento de novas células, com mais e novas fibras. Situações que foram verificadas nas análises feitas ao cérebro dos pacientes que faleceram, exames que revelaram ainda que os efeitos se mantiveram intactos até dez anos após o início do tratamento.

Ainda a limar as últimas arestas desta nova terapêutica, o grupo de investigadores salienta que é possível desacelerar o declínio das funções mentais, podendo ser este novo procedimento uma forma eficaz de evitar casos mais extremos ou precoces de Alzheimer.

A investigação norte-americana foi publicada na revista JAMA Neurology.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório