Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 21º

"É perigoso viver com uma dívida de 100% do PIB"

O antigo diretor-geral da Organização Mundial de Comércio afirmou, em entrevista ao Diário Económico, que “não é possível viver permanentemente com um rácio de 100% de dívida pública face ao PIB” e que “há que investir mais na economia de amanhã”.

"É perigoso viver com uma dívida de 100% do PIB"
Notícias ao Minuto

09:00 - 18/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Pascal Lamy

“Há uma necessidade de ajustar porque não é possível viver permanentemente com um rácio de 100% de dívida pública face ao PIB. Isto é demasiado perigoso, em especial se as taxas de juro de longo prazo aumentarem”.

A afirmação é de Pascal Lamy, antigo diretor-geral da Organização Mundial de Comércio, em entrevista ao Diário Económico.

O presidente honorário da Notre Europe – Instituto Jacques Delors sublinhou, no entanto, que também “há que investir mais na economia de amanhã”, adiantando que “mais pode ser feito neste sentido”, principalmente ao nível das infraestruturas.

Quando questionado sobre se a resposta ao ajustamento está nas reformas estruturais e no corte da despesa pública, ao invés de mais aumento de impostos, o responsável respondeu que é “necessário fazer ambas as coisas”.

“É necessário reduzir a dívida, que no curto prazo, se traduz por um aumento de impostos ou redução da despesa e é necessário fazer crescer as economias para que o peso da dívida se torne mais leve com o tempo”, rematou Pascal Lamy.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório