Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 21º

Portugueses 'abdicam' de 121 milhões por não pedirem fatura

Os portugueses, de acordo com dados do Ministério das Finanças, não estão a aproveitar o novo sistema de faturação ('e-fatura') que permite abater ao IRS 15% do IVA suportado com serviços de alojamento e restauração, reparação automóvel e cabeleireiros, bastando para tal solicitar fatura com número de identificação fiscal (NIF). O Jornal de Negócios revela hoje que de um total de 614 milhões de faturas emitidas, apenas 6,6% foram solicitadas com NIF.

Portugueses 'abdicam' de 121 milhões por não pedirem fatura
Notícias ao Minuto

08:36 - 07/01/14 por Notícias Ao Minuto

Economia IRS

Não é animadora a estreia do novo sistema de faturação 'e-fatura', que permite aos contribuintes beneficiar de em sede de IRS de 15% do IVA suportado em serviços de alojamento e restauração, reparação automóvel e cabeleireiros. Segundo o Jornal de Negócios, das mais de 614 milhões de faturas emitidas, apenas 6,6% foram solicitadas com NIF.

Contas feitas para já, sendo que estes valores podem sofrer alterações com o processamento das faturas de Dezembro que ainda estão a ser introduzidas, os portugueses vão receber apenas 18,9 milhões de euros de benefício fiscal, face a um total potencial de 140,3 milhões de euros.

Apesar destes dados, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, classifica-os como “um sinal muito significativo”, justificando que “tudo tem a ver com gradualismo. Este foi apenas o primeiro ano e cada vez serão mais os contribuintes que vão aderir [ao sistema de faturação] e perceber as vantagens”, nomeadamente quando, no “momento da liquidação de IRS, (…) virem o resultado”.

O Jornal de Negócios revela ainda que, citando dados do ‘e-fatura’, entre os sectores abrangidos por este benefício fiscal, o da reparação de automóveis foi aquele que mais faturas com NIF arrecadou, 67% de um total de 3,97 milhões de faturas.

Já o setor da restauração e alojamento recolhe a menor percentagem: de um total de 603, 4 faturas, apenas 6,06% foram pedidas com o número de contribuinte.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório