Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Acredito que é possível ganhar um título com a seleção"

Em entrevista ao DN, Fernando Santos faz um balanço dos três meses que leva como selecionador nacional de futebol e mostra confiança reforçada.

"Acredito que é possível ganhar um título com a seleção"
Notícias ao Minuto

06:34 - 21/12/14 por DN

Desporto Fernando Santos

Podia ter sido o selecionador de Portugal no Euro 2004, até antes. "Finalmente", "até que enfim" ou "estava escrito" foi o que pensou enquanto assinava o contrato?

Dizem que não há duas sem três e que à terceira é de vez. Por três vezes estive para ser selecionador e por três vezes não aconteceu. Por isso, o mais certo era eu ter pensado que "não estava escrito".

Que balanço pessoal faz destes três meses?

Muito bons, desde logo pela emoção de estar a representar o meu país. Há um lado sentimental que se mistura com o profissional e que até o ultrapassa.

É um homem paciente?

Não creio. A paciência não está muito presente no meu ADN. É verdade que já em 96 ou em 97 surgiu a oportunidade de ocupar o cargo. Não foi o momento certo, mas não fiquei à espera de um próximo.

A seleção chega no tempo certo?

Para fazer uma análise teria de comparar fases, equipas, jogadores, classificações. Em 2004, por exemplo, o apuramento foi automático, havia a vantagem de jogar em casa, mas nem assim é justo comparar. Este foi o momento em que os dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) entenderam fazer um convite e que eu pude aceitar. Logo, este é o momento certo.

Continua sem ter agente?

Sim, continuo sem agente.

Porquê?

A carreira foi acontecendo de forma natural, com algumas coincidências mas com muito trabalho. E assim, sem empresário, cheguei ao FC Porto. Não era de facto figura que me agradasse, até pelo nome. Depois do FC Porto fui contactado por vários, acabei por ir para a Grécia através de um ex-jogador meu e lá nunca tive necessidade. Nada me move contra os agentes mas assim sinto-me mais liberto. No futuro não sei. Se voltasse atrás, talvez repensasse.

Que marca gostava de deixar na seleção?

Um título. E acredito que esse objetivo é possível.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório