Elon Musk diz estar a ser prejudicado pela Apple e ameaça com processo

O dono da rede social X e da empresa xAI dedicada ao desenvolvimento Inteligência Artificial diz que o ‘bot’ de conversação Grok está a ser prejudicado na loja virtual da Apple. Por outro lado, o magnata multimilionário diz que a rival OpenAI está a ser beneficiada.

elon musk, grok

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
12/08/2025 08:38 ‧ há 3 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

Elon Musk

O magnata multimilionário Elon Musk fez uma série de publicações na rede social X durante a madrugada desta terça-feira, dia 12, onde acusa a Apple de prejudicar a app do ‘bot’ de conversação com Inteligência Artificial da xAI - o Grok - nas tabelas de popularidade da loja virtual de aplicações App Store.

 

Musk chega mesmo a ameaçar processar a Apple, acusando a ‘Empresa da Maçã’ de beneficiar o ChatGPT da rival OpenAI.

Tudo começou com uma primeira publicação onde Musk questionava a Apple sobre o motivo que levava a empresa a não incluir o X e o Grok na lista de apps essenciais, apontando para o facto de a rede social ser (alegadamente) a aplicação de notícias com mais downloads em todo o mundo e o Grok estar na quinta posição no que diz respeito a todas as pessoas.

“Estão a brincar à política”, perguntou Musk. “O que está a acontecer? Mentes curiosas querem saber”.

Lançada a suspeita, Musk não demorou muito a fazer uma nova publicação onde ameaçou diretamente a Apple com um processo, indicando que a sua empresa dedicada ao desenvolvimento de Inteligência Artificial - a xAI - avançaria com “medidas legais” de forma imediata.

“A Apple está a comportar-se de uma forma que faz com que seja impossível a qualquer empresa de Inteligência Artificial além da OpenAI alcançar o primeiro lugar na App Store, o que é uma violação inequívoca das regras da concorrência”, escreveu Musk numa publicação. “A xAI tomará medidas legais imediatas”.

Foi neste momento que Sam Altman, o cofundador e CEO da OpenAI, entrou em cena e respondeu diretamente a Musk apontando para a ironia nas acusações do dono do X.

“Esta é uma declaração notável tendo em conta que ouvi o que o Elon [Musk] faz para manipular o X para se beneficiar a si mesmo ou às suas próprias empresas e prejudicar concorrentes e pessoas de que não gosta”, escreveu Altman, partilhando um artigo do site Platformer que acusa Musk de ter criado um sistema na rede social que faz com que as suas publicações apareçam primeiro nos ‘feeds’.

Uma 'guerra' de Inteligência(s) Artificiai(s)

Estas acusações de Musk surgem numa altura em que tanto a OpenAI como a xAI lançaram gratuitamente e para todos os seus utilizadores os seus mais recentes modelos de Inteligência Artificial - sob forma do GPT-5 e o Grok 4, respetivamente.

No entanto, serve recordar que o GPT-5 foi apresentado oficialmente na semana passada e disponibilizado no mesmo momento para todos os utilizadores do ChatGPT. Não querendo ficar para trás, a xAI decidiu disponibilizar o Grok 4 (apresentado em julho) para todos os utilizadores e também de forma gratuita.

Mais ainda, um dia após o lançamento do GPT-5, Musk fez uma publicação no X onde anunciou que a próxima geração do ‘bot’ de conversação da xAI - o Grok 5 - será lançado até ao final do ano.

“O Grok 5 será lançado antes do final deste ano e será devastadoramente bom", escreveu Musk na publicação partilhada na passada sexta-feira, dia 8.

Leia Também: Estas são as 6 grandes novidades da nova geração do ChatGPT

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas