Ainda estamos na primeira metade do mês de agosto e já tivemos a oportunidade de ver a “Lua do Esturjão” - a Lua Cheia de agosto que proporcionou imagens de grande beleza um pouco por todo o mundo. Pois bem, esta beleza do céu noturno continuará esta semana com uma chuva de meteoros bem conhecida este os aficionados pela observação do Espaço.
Trata-se das Perseidas, um fenómeno anual resultante da passagem do cometa 109P/Swift-Tuttle e que este ano terá o seu ‘pico’ de atividade durante a noite de 12 para 13 de agosto. Se a meteorologia colaborar para que tenhamos um céu ‘limpo’, poderá ver entre 25 a 100 meteoros por hora.
Poderá ainda melhorar as suas hipóteses de ver a chuva de meteoros das Perseidas escolhendo uma localização adequada. Por exemplo, deve afastar-se de grandes cidades com iluminação artificial e, devido à Lua especialmente brilhante dos últimos dias, deverá posicionar-se de modo a ‘esconder’ o nosso satélite natural numa colina nas proximidades ou um qualquer edifício.
Serve recordar que as Perseidas começaram a 17 de julho e continuarão a ser observadas até ao dia 24 de agosto, no entanto, será durante a noite de terça para quarta-feira que terá melhores hipóteses de ver esta chuva de meteoros a olho nu.
Leia Também: 'Lua do Esturjão' tomou conta dos céus e as imagens provam isso. Veja