A Apple planeia lançar oficialmente a nova geração da assistente digital Siri na primavera de 2026. A informação foi avançada pelo jornalista Mark Gurman da Bloomberg, que indica que esta geração da Siri será (muito possivelmente) lançada como parte da atualização iOS 26.4.
Serve recordar que a esta nova Siri equipada com Inteligência Artificial estava originalmente prevista para o iOS 18 em 2024 mas, devido a atrasos no desenvolvimento da tecnologia, levaram a Apple a adiar oficialmente a chegada da nova geração da sua assistente digital.
Entretanto, Gurman partilhou alguns detalhes sobre o funcionamento da nova Siri, apontando para um novo sistema de nome “app intents” (ou intenções da aplicação, em português). Este sistema servirá para o utilizador dar ordens à Siri para realizar determinadas tarefas em outras aplicações, uma premissa que está a fazer com que a Apple esteja a adotar uma abordagem cautelosa.
“Há receios que o ‘software’ falhe em categorias onde a precisão não é negociável, como na saúde e aplicações bancárias”, afirma Gurman.
É para assegurar-se que a nova Siri funciona como pretendido que a Apple tem, alegadamente, trabalhado de perto com várias empresas com apps conhecidas - como a Amazon, a Uber, o WhatsApp e o YouTube - de forma a garantir que os erros são tão reduzidos quanto possível. No entanto, não está fora de hipótese que certas categorias (como as referidas por Gurman) venham a estar fora do alcance da Siri.
Teremos de aguardar pela Apple para termos novidades sobre a nova geração da Siri mas, com um novo evento da ‘Empresa da Maçã’ já previsto para o começo de setembro, é possível que tenhamos em breve a oportunidade de ver esta funcionalidade da assistente digital em ação.
Inteligência Artificial com o ChatGPT
Recordar, todavia, que antes da chegada da nova Siri será possível aos utilizadores do iPhone desfrutarem da nova versão do ChatGPT nos seus dispositivos móveis.
O novo modelo de Inteligência Artificial da OpenAI - o GPT-5 - foi anunciado na semana passada e a Apple foi rápida a confirmar que os utilizadores do iPhone não terão de esperar muito para o ter integrado no Apple Intelligence. A Apple confirmou ao site 9to5mac que o GPT-5 estará integrado nas próximas grandes atualizações dos seus sistemas operativos - como o o iOS 26 para iPhone, o iPadOS 26 para iPad e o macOS Tahoe 26 para computadores Mac.
Serve recordar que estas próximas atualizações da Apple serão lançadas mais perto do final do verão, na mesma altura em que terá lugar o evento anual da Apple dedicada à apresentação de novos produtos.
Leia Também: iPhone 17 Air poderá ter uma das baterias mais pequenas dos últimos anos