IA da rede social de Trump contradiz o próprio presidente dos EUA

A Truth Social desvendou o seu próprio ‘bot’ de conversação na semana passada e, entretanto, o Washington Post refere que as respostas da Inteligência Artificial contradizem as alegações que Trump tem feito ao longo dos anos.

truth social, donald trump

© Shutterstock

Miguel Patinha Dias
12/08/2025 10:36 ‧ há 2 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

Truth Social

A chegada do Grok à rede social X fez com que mais plataformas digitais integrassem ‘bots’ de conversação para interagir com os utilizadores e nem a Truth Social - a rede social do próprio presidente dos EUA, Donald Trump -  escapou a essa tendência.

 

No entanto, conta o Washington Post que este ‘bot’ de conversação Truth Search AI tem contrariado algumas opiniões e declarações feitas por Trump.

Ao que parece, o Truth Search AI tem dito que as tarifas são imposto para o povo dos EUA, que as eleições de 2020 não foram roubadas e até que os investimentos feitos na área das criptomoedas pelo próprio Trump são um potencial conflito de interesse. Além disso, o Truth Search AI também afirmou que a “insurreição” de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio foi violenta e resultado das “alegações infundadas de fraude eleitoral”.

“A própria Inteligência Artificial deles é demasiado ‘woke’ para eles”, afirmou o professor David Karpf da Universidade George Washington, notando que as tentativas da administração Trump de mudar a narrativa e percepções do passado não têm sido bem sucedidas.

“Há coisas que podem fazer para afirmar ativamente que o que era verdade ontem já não é a verdade e podem dar muito poder a isso”, notou Karpf. “Mas não podem mudar o que foi dito em anos anteriores e que está arquivado algures”.

Serve recordar que o Truth Search AI foi desvendado na semana passada e, na altura, foi referido que a ferramenta ainda se encontra em versão beta e em fase de testes.

Entretanto, o Washington Post apurou que o Truth Search AI indica fontes para órgãos de comunicação social conhecidos por posições conservadoras, como é o caso da Fox News e da Newsmax. No entanto, a ferramenta não indica quais são as fontes em que se baseia para responder aos utilizadores.

Leia Também: Elon Musk diz estar a ser prejudicado pela Apple e ameaça com processo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas