Se está de férias e longa das grandes cidades estará certamente com as condições ideais para observar o céu estrelado das noites de verão dos últimos dias. Se assim é, talvez queira reservar esta noite - de terça para quarta-feira - para observar as Perseidas.
As Perseidas são uma chuva de meteoros que ocorrem todos os anos entre os dias 17 de julho e 24 de agosto. Este ano o ‘pico’ de atividade acontecerá precisamente nesta noite de 12 para 13 de agosto, proporcionando assim a oportunidade de ver até cem meteoros por hora.
A chuva de meteoros é gerada por detritos de poeira e gelo com origem no cometa 109P/Swift-Tuttle que, ao aproximar-se do Sol no centro do nosso Sistema Solar, perde parte do seu material - precisamente o que acaba por entrar na atmosfera da Terra a grande velocidade e gerar pequenas ‘bolas de fogo’.
Felizmente, não terá de estar preocupado em ser atingido por um destes detritos, uma vez que os de menores dimensões são destruídos de imediato assim que entram na atmosfera e os maiores reduzem significativamente de tamanho. Na verdade, acredita-se que menos 1% dos detritos que entram na atmosfera durante esta chuva de meteoros atinge o solo do nosso planeta.
Caso precise de uma ajuda adicional para observar as Perseidas, recomendamos duas apps (uma gratuita e outra paga) que poderá instalar no seu telemóvel Android ou iPhone para garantir que não perde este fenómeno anual.
Como conta o site Space.com, a app considerada por muitos como a melhor no meio da astronomia é a SkySafari 7 Pro. Está disponível para Android e iOS e, apesar de custar 28,99 euros, proporciona uma série de ferramentas e informações indicadas para os grandes aficionados.
Caso não queira gastar dinheiro com aplicações, recomendamos que opte pela Stellarium. Encontra-se disponível gratuitamente nas lojas virtuais do Android e do iOS e, ao abrir a app, poderá apontar a câmara para conseguir identificar estrelas, planetas, constelações, satélites e outros objetos em tempo real no céu - nomeadamente as Perseidas.
Portanto, já sabe. Esta noite reserve algumas horas, procure um cantinho para si, deixe os olhos habituarem-se à escuridão e prepare-se para um ‘evento’ anual digno de ser observado.
Leia Também: NASA e Google criam assistente de IA para ser médico de astronautas