Os objetivos da NASA de realizar missões a Marte implica, naturalmente, que as missões espaciais tenham lugar durante um período de tempo mais alargado e, consequentemente, torna-se vital encontrar uma forma de dar aos astronautas um acompanhamento médico adequado.
Conta agora a Google que a empresa se encontra a colaborar com a NASA num projeto que pretende criar um assistente de Inteligência Artificial com o propósito de assegurar a saúde e o bem-estar dos astronautas.
O projeto ainda está numa fase inicial, chama-se Crew Medical Officer Digital Assistant (CMO-DA) e foi desenvolvido para ajudar os astronautas a fazerem diagnósticos e a tratar sintomas - algo que deve ser feito caso não exista um médico a bordo ou as comunicações com a Terra tenham sido interrompidas.
Conta a Google que o assistente CMO-DA é multimodal e, além de texto, é capaz de reconhecer discurso oral e também imagens, com a empresa a indicar que está a tratar juntamente com a NASA e de perto com médicos para “testar e refinar” o modelo de Inteligência Artificial.
Mais do que um assistente para ser usado exclusivamente no Espaço, a Google acredita que “as lições aprendidas com esta ferramenta também poderão ter aplicabilidade em outras áreas da saúde”.
Leia Também: "Era o nosso herói": Morreu Jim Lovell, o comandante da missão Apollo 13