Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Quando o que nos une é o interesse nacional, a vontade é fundamental"

Para Rui Rio, este é o momento para o PSD apoiar o Governo no debate com a Europa.

"Quando o que nos une é o interesse nacional, a vontade é fundamental"
Notícias ao Minuto

12:10 - 22/03/18 por Filipa Matias Pereira com Lusa

Política Rui Rio

Hoje, o líder do PSD está em Bruxelas para se reunir com Joseph Daul, presidente do Partido Popular Europeu. À chegada, em declarações aos jornalistas, Rui Rio reforçou que, no debate com a Europa, alinha “pelos interesses de Portugal”, aproveitando ainda a oportunidade para relembrar o lema do Congresso do PSD: ‘Primeiro Portugal’.

Para Rio, optar por fazer oposição ao Governo neste cenário traduzir-se-ia em enfraquecimento da posição do Governo e consequentemente a de Portugal. “Preferem que o PSD defenda o interesse dos portugueses, reforçando a oposição do Governo e com isso o país vir a receber menos dinheiro da União Europeia? Ou querem que o PSD, em nome dos interesses dos portugueses, apoie o Governo?”, questiona.

“Não tenho qualquer dúvida de que os portugueses não querem aproveitamentos políticos. Querem que se juntem as posições que, embora não sejam exatamente iguais, já estão a ser negociadas. Quando o que nos une é o interesse nacional a vontade é fundamental em negociação”, defende.

A estreia de Rio, presidente do PSD, em Bruxelas

Rui Rio iniciou esta quarta-feira a sua primeira deslocação internacional desde que foi eleito. Esta manhã reuniu-se com o presidente do PPE, Joseph Daul, participando em seguida na Cimeira desta família política europeia.

No encontro da maior família política europeia, o líder 'laranja' terá oportunidade de encontrar, entre outros, os presidentes das três principais instituições europeias, todos eles pertencentes ao PPE - Jean-Claude Juncker (Comissão Europeia), Donald Tusk (Conselho Europeu) e Antonio Tajani (Parlamento Europeu) -, e nove chefes de Estado e de Governo da UE membros do Partido Popular Europeu, entre os quais a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy.

Nesta deslocação, Rio faz-se acompanhar pelo secretário-geral adjunto Bruno Coimbra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório