Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Estruturas sentiram-se marginalizadas com acordo Rio/Santana para listas

O secretário-geral da distrital do PSD/Porto afirmou hoje que algumas estruturas locais se sentiram marginalizadas com o acordo de cúpulas entre Rio e Santana para o Conselho Nacional, dando aos delegados portuenses liberdade para votarem na lista que entenderem.

Estruturas sentiram-se marginalizadas com acordo Rio/Santana para listas
Notícias ao Minuto

18:15 - 17/02/18 por Lusa

Política PSD

O processo de elaboração das listas aos órgãos nacionais - resultantes do acordo entre o presidente eleito, Rui Rio, e o candidato derrotado, Pedro Santana Lopes - tem marcado a tarde de sábado do 37.º Congresso Nacional do PSD devido ao descontentamento de algumas distritais e concelhias pela falta de representatividade das estruturas locais.

Depois de uma reunião informal entre os delegados eleitos ao congresso da distrital do Porto, o secretário-geral da distrital do PSD/Porto, José Manuel Soares, explicou à agência Lusa que "alguns dirigentes distritais e concelhios - e não apenas do Porto - sentiram-se um pouco marginalizados com esta negociação feita a nível de cúpulas".

"Somos um partido em que as bases são o grande suporte e de algum modo este acordo entre o presidente e o candidato veio de alguma forma pôr em causa esta grande tradição do PSD, mas não é isso que nos vai fazer deitar a toalha ao chão", disse.

A distrital do Porto deixa os delegados "livres" para votarem na lista ao Conselho Nacional que entenderem, não havendo indicação de voto.

Apesar de alguns delegados terem manifestado vontade de apresentar uma lista ao Conselho Nacional, José Manuel Soares pensa que tal não irá acontecer.

"Agora é a liberdade de cada um. O que muitos dos companheiros manifestaram - a partir do momento em que esta questão estava no ponto em que está - foi interesse em apoiar listas que já estão no terreno há muito tempo. É preciso algum tempo para montar uma lista e havia listas nas quais eles se reviam", detalhou.

O presidente da distrital de Viseu do PSD, um destacado apoiante de Rui Rio na campanha interna, já tinha assumido hoje descontentamento com a elaboração das listas aos órgãos nacionais, na qual não está até agora representada, questionando se "há ou não vontade" que a região participe no novo projeto político.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório