Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

CDS chama ministro do Planeamento ao parlamento sobre linha de Cascais

O CDS-PP apresentou hoje um requerimento para que o ministro do Planeamento preste esclarecimentos no parlamento sobre a linha de Cascais, depois da notícia de que não será abrangida pela compra de novos comboios suburbanos.

CDS chama ministro do Planeamento ao parlamento sobre linha de Cascais
Notícias ao Minuto

18:28 - 26/01/18 por Lusa

Política Transportes

"Tal decisão significa muito mais do que apenas não adquirir novos comboios para a Linha de Cascais, significará, certamente, que a reprogramação de fundos comunitários de que se tem falado, não existe", sustentam os deputados centristas, pedindo a presença de Pedro Marques no parlamento.

O CDS sublinha que "a maior preocupação" é com a segurança naquela linha, onde hoje caiu uma catenária, provocando condicionamentos na circulação de comboios entre Lisboa e Cascais, viagem que só se fez sem problemas até Carcavelos.

O jornal Público avançou hoje que o concurso público que está a ser preparado pela tutela e pela CP deixa de fora a compra de comboios suburbanos para Cascais, a qual, do ponto de vista da infraestrutura, também já tinha ficado à margem do Ferrovia 2020, o plano de investimentos para o sector apresentado há dois anos e que não contempla a modernização da linha.

O CDS recorda que em novembro de 2017, durante a discussão do Orçamento do Estado para 2018, o ministro Pedro Marques respondeu que "os fundos comunitários reprogramados serão para uma intervenção sobre a segurança na infraestrutura".

No requerimento, os centristas recordam ainda que a linha de Cascais é "um caso singular no contexto ferroviário nacional, uma vez que é a única linha em que a eletrificação foi feita em corrente contínua de 1500 V".

Este fator "é certamente o principal fator responsável" pelo facto de se recorrer a "material circulante que dificilmente é reparado e que por isso mesmo obriga os intervenientes políticos a pensarem numa intervenção de fundo que possa contemplar mudanças, quer ao nível do material circulante, quer ao nível da infraestrutura".

"Contudo, aquilo que nos tem sido dito pelo Governo é que está a promover uma reprogramação dos fundos comunitários de forma a poder integrar o investimento da Linha de Cascais nessa mesma reprogramação. Passados mais de dois anos de funções deste Governo, continuamos sem respostas objetivas e sem soluções para aquela linha", lê-se no requerimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório