Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Marques Mendes: Negociações entre PS e PSD há 20 anos foram "às claras"

O comentador político e ex-dirigente do PSD Luís Marques Mendes sustentou hoje que as negociações ocorridas entre o PS e o PSD, no parlamento, há vinte anos, "foram públicas, feitas às claras e escrutinadas durante meses".

Marques Mendes: Negociações entre PS e PSD há 20 anos foram "às claras"
Notícias ao Minuto

21:55 - 07/01/18 por Lusa

Política Comentadores

"Não se podem confundir com esta vergonha" do processo que levou às alterações à lei de financiamento dos partidos, afirmou Marques Mendes, falando no programa onde faz comentário político na SIC.

Respondia ao dirigente socialista Jorge Lacão, que na quinta-feira, na Assembleia da República, disse que teve em 1996 e 1997 inúmeras reuniões discretas, "sem atas pelo meio", com o então presidente do Grupo Parlamentar do PSD, o próprio Marques Mendes.

Isto depois do ex-dirigente do PSD ter classificado, já anteriormente, como "vergonhoso" o processo político-parlamentar que conduziu à aprovação das alterações à lei de financiamento dos partidos - um diploma entretanto vetado pelo Presidente da República.

Face a esta posição de Marques Mendes, o antigo ministro socialista resolveu contar alguns pormenores sobre uma das mais emblemáticas negociações políticas feitas na Assembleia da República, na década de 1990, envolvendo PS e PSD.

Jorge Lacão "deve estar equivocado", respondeu hoje o ex-líder parlamentar do PSD, sustentando que as negociações ocorridas naquela altura, no âmbito da revisão constitucional de 1997, "não se podem confundir com esta vergonha" das alterações à lei de financiamento dos partidos, reafirmou Marques Mendes.

"Houve um acordo escrito entre o PS e o PSD que foi público, assinado pelos dois líderes parlamentares [Jorge Lacão e Marques Mendes]. Houve uma cerimónia à frente de toda a gente", afirmou, acrescentando que o processo foi "transparente".

Jorge Lacão referiu-se a reuniões não publicitadas com o então líder parlamentar social-democrata, Marques Mendes, que ocorreram sobretudo no âmbito das negociações para a revisão constitucional de 1997, e "nunca tiveram atas pelo meio".

"E este processo produziu resultados: A revisão constitucional de 1997", rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório