Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

PCP não estará à espera que PS tenha um "arremedo de consciência"

O líder parlamentar do PCP, João Oliveira, defendeu que a reposição de rendimentos é indispensável mas não é suficiente e advertiu que não estará à espera que o PS tenha "um arremedo de consciência".

PCP não estará à espera que PS tenha um "arremedo de consciência"
Notícias ao Minuto

07:42 - 24/11/17 por Lusa

Política João Oliveira

A reposição de rendimentos e direitos dos trabalhadores durante os primeiros dois anos do Governo PS "é um elemento indispensável para resolver os problemas do país mas não é o único nem é suficiente", sustentou, em declarações à agência Lusa a propósito da passagem dos dois anos primeiros anos da posse do Governo socialista, que se completam no domingo.

João Oliveira sustentou que "há opções do PS que limitam a resposta que era preciso dar aos problemas" nas áreas dos transportes, acesso à saúde, educação, que exigiriam um nível de investimento público que não esbarrasse "nos problemas do défice".

Para o deputado comunista, a solução que tem de ser encontrada "é como é que, do ponto de vista político e social, o povo e os trabalhadores assumem os seus objetivos de desenvolvimento da luta no sentido de resolver esses problemas".

O deputado deu o exemplo da luta dos professores pelo descongelamento das carreiras, frisando que "é a comprovação de como é a luta que permite avançar e como é a luta que permite resolver problemas".

"Ou seja, a ideia de que o PS um dia vai pôr a mão na consciência e resolve mudar de opções e de compromissos que vai mudar estes problemas é uma ideia que deixa toda a gente na expectativa e dependentes desse arremedo de consciência que o PS eventualmente tivesse. Julgo que não é assim que as coisas podem ser encaradas", considerou.

Quanto ao futuro, João Oliveira defendeu ainda que "a questão que se coloca não é a de que amanhã pode ser pior" e sim "como perspetivar o futuro com perspetiva de avanço".

"Tal como foi possível criar condições para derrotar o anterior governo PSD/CDS-PP e encontrar uma solução política que respondesse à devolução de direitos e rendimentos é preciso trabalhar para que uma outra correlação de forças na Assembleia da República seja ainda mais favorável aos trabalhadores e ao povo, permitindo uma verdadeira política alternativa que dê resposta aos problemas estruturais do país".

João Oliveira destacou ainda que a atual correlação de forças e o acordo com o Governo permitiu "desconstruir vários mitos", entre os quais a ideia de que as legislativas elegem o primeiro-ministro.

"São os deputados que são eleitos", frisou. Por outro lado, "está arrumada aquela atoarda" de que o PCP "não contava para nada" e que "as propostas do PCP eram irrealizáveis".

"Estamos hoje a confirmar que não só são realizáveis, como é delas que resulta aquilo que positivo os portugueses têm tido na sua vida ao longo dos últimos dois anos", disse.

O Governo minoritário do PS tomou posse a 26 de novembro de 2015, depois de ter assinado acordos com o BE, PCP e PEV que lhe deram apoio parlamentar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório