Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

BE quer "compreender projeto do Governo para a Proteção Civil"

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, disse hoje que "é preciso compreender qual o projeto do Governo para o funcionamento da Proteção Civil", apontando que esta é uma matéria que "ainda não foi explicada convenientemente".

BE quer "compreender projeto do Governo para a Proteção Civil"
Notícias ao Minuto

13:09 - 06/11/17 por Lusa

Política Catarina Martins

Em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita à escola Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, e convidada a comentar a escolha de Carlos Mourato Nunes para presidente da Proteção Civil, Catarina Martins disse que "mais importante do que discutir nomes é saber quais os procedimentos que vão ser usados".

"Temos é de olhar bem para que políticas é que vão ser seguidas, se não corremos o risco de mudar nomes e ficar tudo na mesma. Para o BE o mais importante é compreender algo que ainda não foi explicado até agora que é qual é o projeto do Governo para o funcionamento da Proteção Civil", disse a líder bloquista.

Catarina Martins afirmou que Portugal "não tem os meios necessários nem as cadeias de comando suficientemente claras no terreno", aspetos que, exigiu, "têm de ser mudados".

"Não me cabe a mim dizer se [Mourato Nunes] é ou não a escolha acertada. Achamos que a Proteção Civil precisa de ter alterações profundas que não passam só pela pessoa que está a dirigir. Já todos compreendemos que uma Proteção Civil que depende de PPP [Parcerias Público-Privadas] e de contratualizações com privados para defender a população não funciona bem", disse.

A coordenadora do BE também criticou "uma Proteção Civil que define o reforço de meios de acordo com a fase 'charlie' de calendários e não de acordo com o clima", reforçando: "O problema não é saber o nome de quem dirige é saber quais os procedimentos que vão ser usados".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório