Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Autárquicas'17: "Maior vitória" de sempre do PS leva Passos a "ponderar"

Acompanhe todas as incidências das eleições autárquicas no Notícias ao Minuto.

Autárquicas'17: "Maior vitória" de sempre do PS leva Passos a "ponderar"
Notícias ao Minuto

01:23 - 02/10/17 por Inês André de Figueiredo

Política Eleições

02h55: A noite eleitoral foi longa e repleta de surpresas, mas as grandes dúvidas estão desvendadas. O país continua maioritariamente pintado de cor-de-rosa, o laranja mantém-se em queda e até a CDU perdeu autarquias, uma delas histórica, como foi o caso de Almada. 

Em Lisboa, Fernando Medina continua à frente da Câmara Municipal, Assunção Cristas conseguiu um resultado histórico e Leal Coelho surpreendeu pela negativa. CDU de João Ferreira mantém dois vereadores e Bloco conquista um, mais precisamente Ricardo Robles.

Rui Moreira, no Porto, conquistou a maioria absoluta, ficando à frente de Manuel Pizarro, do PS, e de Álvaro Almeida, do PSD. O candidato independente resistiu às muitas controvérsias existentes em período de campanha e voltou a ter a confiança dos portuenses.

01:15: Oficial: Rui Moreira consegue a maioria absoluta no Porto.

00h46: CDU perde Câmara Municipal de Almada para o PS. Inês Medeiros é a nova presidente da autarquia.

00h42: "Obrigado pela confiança, responsabilidade e privilégio. Obtivemos hoje em Lisboa uma grande vitória", começou por dizer o reeleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. 

Notícias ao MinutoCosta e Medina na sede de campanha do PS Lisboa© Global Imagens

23h58: Catarina Martins assumiu que o Bloco de Esquerda deixou dois objetivos por cumprir, o 'travão' às maiorias absolutas e a conquista de uma câmara municipal, mas acredita que os resultados positivos são a prova de um bom trabalho. "Somos mais eleitos e eleitas em todo o país a trabalhar", assegurou.

23h47: "Não vou apresentar a minha demissão por causa de resultados autárquicos", garante Pedro Passos Coelho. Contudo, o líder do PSD garante que vai haver uma avaliação mais aprofundada destes resultados no Conselho Nacional da próxima terça-feira.

Notícias ao MinutoPassos Coelho assumiu a derrota eleitoral do PSD© Global Imagens

23h40: António Costa garante que "o PS teve hoje a maior vitória eleitoral de toda a sua história". Em discuso na sede do PS, o líder socialista frisa que "este resultado reforça o PS, mas reforça sobretudo a mudança que no quadro da maioria parlamentar se iniciou há dois anos e que permitiu uma mudança política com uma mudança de resultados".

Notícias ao MinutoAntónio Costa reage aos resultados das eleições autárquicas© Global Imagens

23h29: "Vou assumir este mandato por inteiro", garante Ricardo Robles, o vereador do Bloco em Lisboa. O partido tinha ficado perto de ter um vereador nas últimas autárquicas, mas não o conseguiu. Agora, o Bloco festeja a conquista.

Notícias ao MinutoRicardo Robles conseguiu uma vereação para Lisboa© Global Imagens

23h20: Jerónimo de Sousa discursou nesta noite eleitoral e assumiu a perda de cerca de nove ou dez câmaras. "É sobretudo uma perda para as populações que não demorarão a perceber o quanto errada foi essa opção", ressalvou.

23h06: Basílio Horta usou o discurso da vitória para se defender das acusações de que foi alvo: "Nunca sacrificámos um tostão dos contribuintes para conquista de votos". Para além disso, o independente com apoio do PS deixou claro que as promessas são para ser cumpridas. 

23h00: Miguel Sousa Tavares abordou o caso da liderança do PSD na antena da SIC e foi perentório: "É possível que Passos Coelho se demita até quarta-feira".

22h55:  Isaltino Morais vence e garante: "O poder não é cadeira". Depois de estar 24 anos à frente de Oeiras e de ter sido julgado e condenado por branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, Isaltino volta para reconquistar Oeiras.

Notícias ao MinutoIsaltino Morais vence (novamente) a Câmara de Oeiras© Global Imagens22h44: Paulo Rangel, em reação aos resultados já conhecidos, realçou que as lideranças têm "sempre responsabilidades nos resultados", referindo-se a Pedro Passos Coelho. Contudo, o eurodeputado social-democrata prefere não entrar nesse debate.

22h39: "Não me surpreenderia que Passos tomasse a decisão, hoje ou terça", frisou Luís Marques Mendes, quando falava sobre uma possível demissão do líder do PSD.

22h36: Dados oficiais: 85 presidentes de câmara eleitos às 22h00, 47 são do PS.

22h35: CDU vai "pesar na luta pelo direito à cidade", garante João Ferreira, que, perante as projeções, poderá ficar à frente de Leal Coelho na Câmara de Lisboa.

Notícias ao MinutoJoão Ferreira na sede de campanha da CDU© Global Imagens22h33: Valentim Loureiro era um dos mais falados regressos destas autárquicas, mas os resultados deixam-no bem longe da vitória. No discurso, o major assume a derrota: “Que seja o melhor possível”.

22h30: Pizarro saúda Moreira, mas não esquece "o que aconteceu a 6 de maio". "Quero ser claro, o PS travou esta batalha em condições terríveis, não esquecemos o que aconteceu no dia 6 de maio quando alguém, que não fomos nós, rompeu um acordo que estava estabelecido. Nós não nos esquecemos", recordou o socialista.

22h10: "O resultado que a minha candidatura alcançou é da exclusiva responsabilidade da equipa que apresentou o programa e fez a campanha". As palavras são de Teresa Leal Coelho, que proferiu um discurso bem curto esta noite, e que tirou as 'culpas' das costas de Passos Coelho. 

Notícias ao MinutoTeresa Leal Coelho na sede de candidatura© Global Imagens

22h05: Luísa Salgueiro venceu pelo Partido Socialista, em Matosinhos, e tornou-se na primeira mulher a chegar a presidente de Câmara neste concelho. "É um momento de alegria este em que Matosinhos se reencontra com PS", assegurou.

21h59: Rui Moreira, vencedor das eleições no Porto, já discursou após os primeiros resultados e deixou duras críticas a PS e PSD, realçando mesmo quem são os derrotados destas autárquicas: António Tavares, Rui Rio e Paulo Rangel.

Notícias ao Minuto[Legenda]© Global Imagens

21h50: CDU à frente do PSD em Lisboa é "mau de mais para ser verdade", alertou Pedro Santana Lopes.

21h45: Assunção Cristas é a primeira candidata e líder partidária a reagir aos resultados das eleições autárquicas. "Os resultados estão à vista". "Teremos em Lisboa o melhor resultado do CDS desde 1976".

21h45: Mauro Xavier, antigo presidente da concelhia do PSD/Lisboa, pede a Passos que "assuma responsabilidade política".

21h40: Comissão Nacional de Eleições: "Correu tudo bem, na generalidade".

21h15: Manuela Ferreira Leite, antiga presidente do PSD, acredita que Passos Coelho se deve demitir. Assumiu-o em declarações na antena da TVI, após a divulgação de projeções que demonstram uma derrota eleitoral, nomeadamente em Lisboa.

21h15: Carlos Carreiras, Coordenador Autárquico Nacional do PSD, admite que os objetivos do PSD não terão sido atingidos, tendo em conta as projeções. "Não é expectável que tenhamos cumprido os objetivos".

21h10: Grande resultado em Lisboa é "mérito de Medina e do seu trabalho", assegura o ministro Caldeira Cabral.

21h05: CDU já conquistou as câmaras de Mora, Monforte e Alvito.

20h45: Em Matosinhos, onde Luísa Salgueira venceu a Câmara, o derrotado Narciso Miranda assume "resultado menos bom" mas lembra que "só perde quem desiste".

20h41: CDU congratula-se com possível "reforço e avanço" de votações, frisou Jorge Cordeiro.

20h40: Presidente de Vila Velha de Ródão é o primeiro eleito da noite.

20h40: No município onde Isaltino Morais festeja a vitória eleitoral, Paulo Vistas confessa-se "surpreendido".

20h34: O presidente da concelhia socialista de Lisboa, Duarte Cordeiro, fala num "dos melhores resultados de sempre" em Lisboa.

20h30: Candidatura de Isaltino "aguarda com serenidade" evolução de resultados, diz o diretor de campanha de Isaltino Morais, Francisco Rocha Gonçalves.

20h25: Em Coimbra, Manuel Machado (PS) volta a vencer.

20h21: As projeções da TVI revelam que Basílio Horta (independente apoiado pelo PS) voltou a vencer em Sintra, Luísa Salgueiro (PS) venceu em Matosinhos e Hugo Martins (PS) assegurou a Câmara de Odivelas. 

20h20: "Caminhamos aqui e hoje nesta cidade de Lisboa para um momento histórico". As palavras são de Telmo Correia, do CDS, sobre os bons resultados de Assunção Cristas.

20h18: "O PS tem uma grande vitória nos maiores concelhos do país". Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, congratula o partido e fala numa "grande vitória em Lisboa".

20h15: José Eduardo Martins, candidato à Assembleia Municipal de Lisboa, assume uma derrota eleitoral, caso os resultados das projeções se confirmem. "Se se verificar, é evidentemente um resultado muito negativo".

20h05: Isaltino Morais reconquista Oeiras e volta à presidência da Câmara Municipal.

Notícias ao MinutoCandidatura de Isaltino Morais a Oeiras© Global Imagens20h01: Assunção Cristas terá conseguido o segundo lugar em Lisboa. Sondagem da SIC coloca ainda João Ferreira, da CDU, à frente de Teresa Leal Coelho, do PSD. Já a sondagem da RTP coloca CDU e PSD quase empatados.

Notícias ao MinutoAssunção Cristas assiste às primeiras projeções© Global Imagens20h00: As primeiras projeções apontam para as vitórias de Fernando Medina em Lisboa e Rui Moreira no Porto. O candidato do PS em Lisboa poderá ter conquistado a maioria absoluta, segundo algumas das sondagens avançadas pelas televisões. 

19h30: Carlos Abreu Amorim falou aos jornalistas, à porta da sede do PSD em Lisboa, e garantiu que o partido "não tem medo de nada, nem de leituras nacionais, nem de locais".

19h15: José Matos Rosa, secretário-geral do PSD, foi o primeiro a reagir em nome do partido e deseja que a "abstenção seja pelo limite mínimo".

19h10: Pedro Soares, do Bloco de Esquerda, também abordou a alegada descida da abstenção: “É um indicador de que estamos num tempo novo”.

19h07: Diogo Feio, em nome do CDS, referiu que a redução da abstenção é positiva. "Houve efetivamente um apelo ao voto, uma campanha [de apelo ao voto] até melhor que as últimas", realçou.

19h05: Porfírio Silva foi o primeiro socialista a falar sobre os valores da abstenção e frisou que o PS espera uma "quebra na abstenção" como não há "em muitos anos".

Notícias ao MinutoSede da CDU em Lisboa© Global Imagens

19h01: Primeiras projeções das televisões dão conta de uma taxa de abstenção menor do que em 2013. A sondagem da RTP fala numa abstenção entre os 42% e os 47%, a SIC releva valores entre os 40,3% e 44, 8% e a TVI entre 44% e 48%.

19h00: Urnas já fecharam. Nos Açores fecham daqui a uma hora, às 20 horas no Continente.

18h55: Fernando Medina chegou ao Hotel Altis, o quartel general do PS para esta noite de autárquicas. "Fico muito satisfeito como democrata quando temos menos abstenção".

Este domingo, dia 1 de outubro, os portugueses foram às urnas para eleger os autarcas dos seus concelhos para os próximos quatro anos. Nas últimas eleições autárquicas, em 2013, o país deparou-se com a taxa de abstenção mais alta de sempre, porém de acordo com as projecções da Comissão Nacional de Eleições (CNE), ao longo do dia, a participação dos eleitores foi superior sendo à registada há quatro anos.

Foi essa, aliás, a mensagem de todos os líderes dos maiores partidos e do Presidente da República, que hoje, na ida às urnas, apelaram ao voto, com pedidos para que os cidadãos cumpram o seu direito e dever, fazendo com que a taxa de abstenção desça.

Recorde-se que nas últimas eleições autárquicas, realizadas em 2013, o Partido Socialista (PS) foi o partido que venceu mais Câmaras, tendo conseguido chegar aos 150 municípios por todo o país, uma delas em coligação. Seguiu-se o Partido Social-Democrata (PSD) com 106, das quais 86 foram conquistas a solo e 20 delas em coligação.

A CDU manteve a sua força em alguns municípios, tendo conseguido a vitória em 34 câmaras. Nas últimas eleições autárquicas a coligação entre PCP e PEV reconquistou câmaras como Loures, Évora, Beja, Grândola e Cuba.

Por outro lado, o Bloco de Esquerda perdeu a única Câmara Municipal que tinha, em Salvaterra de Magos, município que foi conquistado por uma lista de independentes.

O CDS-PP conquistou cinco autarquias, sendo elas Ponte de Lima,Albergaria-a-Velha, Vale de Cambra, Velas e Santana. As presentes autárquicas serão as primeiras de Assunção Cristas como líder do CDS, sendo que a centrista se candidatou a Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório