Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Costa fala na "maior vitória eleitoral" que "reforça PS" e 'Geringonça'

No discurso da noite, António Costa falou na "maior vitória eleitoral" da história do PS e sublinhou que a redução da abstenção "demosntra bem a vitalidade da nossa democracia".

Costa fala na "maior vitória eleitoral" que "reforça PS" e 'Geringonça'
Notícias ao Minuto

23:39 - 01/10/17 por Melissa Lopes

Política Primeiro-ministro

António Costa enalteceu, no discurso deste domingo após serem conhecidos os resultados, o que considera ter sido a "maior vitória eleitoral" da história dos socialistas. O primeiro-ministro considerou ainda que não é só o PS que sai reforçado, mas também a "maioria parlamentar que se iniciou há dois anos". 

"O PS teve hoje a maior vitória eleitoral de toda a sua história. Quero por isso começar por saudar todos os portugueses pela forma como decorreram estas eleições autárquicas", declarou Costa, no início de uma intervenção na sede do PS, no largo do Rato, em Lisboa.

António Costa saudou todos os autarcas eleitos, independentemente do partido ou movimento pelo qual tenham sido partidos ou movimentos pelos quais se candidataram. "Com todos contamos para trabalhar a nível nacional e com todos trabalharemos a nível local", disse o secretário-geral do PS.

"O próximo mandato autárquico será o mandato da descentralização. Concretizaremos a maior reforma do Estado teve desde 1976 quando pela primeira vez elegemos o poder local democrático e as autonomias regionais", afiançou, referindo-se ao reforço das competências e dos meios das freguesias e municípios.

"Quero dirigir uma saudação calorosa e muito especial aos militantes, simpatizante e eleitores do PS em todo o país. Tenham ganho ou não tenham vencido as eleições que disputaram, travaram uma batalha de grande dimensão, tendo contribuído para enriquecer o debate democrático e este resultado global do PS".

No entender de António Costa, "é evidente que esta é uma vitória do partido". "Mas é , em primeiro lugar, a vitória de cada um dos que ganhou em cada freguesia e em cada município".

"Este resultado reforça o PS, mas reforça sobretudo a mudança que no quadro da maioria parlamentar se iniciou há dois anos e que permitiu uma mudança política com uma mudança de resultados. Esta mudança sai reforçada, dando força à continuidade para assegurarmos uma política que aposta na reposição de rendimentos, criação de melhores condições de investimento e a criação de mais e melhor emprego, procurar passo a passo reduzir o défice", frisou ainda o primeiro-ministro. 

Às 23:00 de hoje, o PS era o partido com mais presidentes de câmara eleitos (96 nos 175 já conhecidos), de acordo com os dados do Ministério da Administração Interna.

Acompanhe todas as incidências das eleições autárquicas no Notícias ao Minuto.

[Notícia atualizada às 23h40]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório