Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Deputados aprovam audição dos diretores dos serviços de informações

O parlamento aprovou hoje a audição dos diretores do Serviço de Informações Estratégicas e de Defesa e do Centro de Informações e Segurança Militares sobre as condições de segurança das missões no Mali e na República Centro Africana.

Deputados aprovam audição dos diretores dos serviços de informações
Notícias ao Minuto

10:17 - 01/02/17 por Lusa

Política Missões

O requerimento, apresentado pelo PSD, foi hoje aprovado por unanimidade na comissão parlamentar de Defesa Nacional. O deputado do PSD Pedro Roque justificou a iniciativa afirmando que "a perceção relativamente às condições de segurança tem vindo a alterar-se".

O CISMIL, Centro de Informações e Segurança Militares, integra o Estado-Maior General das Forças Armadas, e é dirigido atualmente pelo brigadeiro-general Sérgio Ferreira.

O diretor do SIED, Serviço de Informações Estratégicas e de Defesa, é José Casimiro Morgado.

Afirmando não contestar e estar solidário com a participação de forças portuguesas nas missões portuguesas naqueles dois países, Pedro Roque disse que o objetivo das audições será "aferir quais são as condições de segurança" existentes nos dois teatros de operações.

Sobre este assunto, no passado dia 18, o ministro da Defesa, Azeredo Lopes admitiu uma evolução do nível de risco na República Centro Africana, frisando que foi considerado "mais elevado a partir do momento em que, em novembro, ocorreram combates no território entre dois grupos rivais".

"Do que se trata aqui é ir aferindo serenamente qual é o risco da missão", disse, defendendo que "não se deve confundir uma avaliação geral de risco com uma avaliação mais circunstancial" relativa à força portuguesa em concreto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório