Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

UE a defender lucros de grandes empresas? "Factos provam o contrário"

Em causa estão as multas aplicadas a multinacionais, sendo a mais recente a Apple.

UE a defender lucros de grandes empresas? "Factos provam o contrário"
Notícias ao Minuto

08:00 - 31/08/16 por Pedro Filipe Pina

Política Vital Moreira

A coima na ordem dos 13 mil milhões de euros aplicada à tecnológica Apple levam Vital Moreira a considerar que a imagem que por vezes é associada à União Europeia (UE) não estará correta.

“A narrativa anti-UE da extrema-esquerda reza invariavelmente que a integração europeia foi feita (e só serve) para proteger as grandes empresas e assegurar os seus lucros. Mas os factos provam exatamente o contrário, como mostram as enormes punições aplicadas pela UE aos cartéis ou aos abusos de poder de mercado das grandes empresas”, escreve o antigo cabeça de lista do PS às Europeias de 2009.

Vital Moreira sublinha no blogue Causa Nossa que esta multa recente à Apple “confirma inteiramente esse ponto”.

“Nenhum Estado isoladamente teria interesse ou poder para sancionar essas infrações. Pelo contrário, como mostra o caso da Apple, muitas vezes são os próprios Estados-membros que promovem essas infrações em benefício próprio”, defende ainda o jurista.

Para o socialista, estes casos mostram “é que a globalização económica e a competição nacional pela atração de investimento estrangeiro criaram uma perigosa ‘falha de mercadof, que torna ineficaz a defesa da concorrência limitada ao plano nacional. A UE é a resposta apropriada a essa falha de mercado”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório