Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

É "errado" projeto do Bloco para limitar salários dos gestores públicos

O ex-ministro da Economia António Pires de Lima considerou hoje ser "errado" limitar as remunerações dos gestores públicos à do ministro da tutela, uma proposta feita pelo Bloco de Esquerda.

É "errado" projeto do Bloco para limitar salários dos gestores públicos
Notícias ao Minuto

20:03 - 26/04/16 por Lusa

Política Pires de Lima

António Pires de Lima falava aos jornalistas após audição na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas sobre vencimentos das entidades reguladoras, a requerimento do PS, e sobre o processo de privatização da TAP, a pedido do Bloco de Esquerda (BE).

Questionado sobre a proposta do Bloco de Esquerda (BE) para limitar os salários dos gestores de topo, que seriam indexados à remuneração do ministro da tutela, Pires de Lima afirmou: "Acho errado".

Isto porque "um dos problemas que temos na Administração Pública, que agora não existe nas entidades reguladoras seguramente, é a falta de competitividade das práticas salariais", apontou o antigo ministro da Economia do governo de Passos Coelho.

"Se já muitas vezes [os salários praticados] são motivo de não atração para a função política" de pessoas "que podiam dar a sua contribuição ao serviço público" se as condições remuneratórias fossem diferentes, "elas são ainda mais difíceis de sustentar para órgãos da Administração Pública de pessoas que se dedicam exclusivamente à Administração Pública", considerou.

"Sempre fui contra o discurso politicamente correto de desqualificar os salários da Administração Pública, nomeadamente daquela que tem maior responsabilidade e tem remunerações que são bastante mais baixas daquelas que se pagam para iguais ou menores responsabilidades no setor privado", acrescentou.

"Por isso, não me revejo nesse tipo de propostas, venham elas do Bloco de Esquerda ou de outro partido qualquer", salientou o ex-governante.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório