Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 19º

"De modo algum me vejo como candidato a Belém"

Manuel Monteiro regressou à atualidade política ao ser apontado como possível candidato a Belém. O ex-líder centrista afasta essa hipótese e crê que, no CDS, ninguém tem o perfil indicado para o cargo.

"De modo algum me vejo como candidato a Belém"
Notícias ao Minuto

17:00 - 06/03/15 por Notícias Ao Minuto

Política Manuel Monteiro

Nos últimos dias têm surgido, na imprensa portuguesa, rumores sobre o possível regresso de Manuel Monteiro à política, mais precisamente, como candidato a Belém. O antigo líder do CDS garante que a sua participação no encontro do Movimento Alternativa e Responsabilidade não significa um regresso à vida partidária.

Em entrevista ao Jornal de Notícias, Manuel Monteiro afirma não se rever neste CDS. "Quando me decidi desfiliar-me, fi-lo por divergir do discurso, da ideia, da estratégia e da atuação". O professor universitário "gostaria de ver alguém da Direita conservadora e soberanista" na corrida a Belém, mas quando questionado sobre quem pode ser essa pessoa, simplesmente responde "infelizmente, ninguém."

Manuel Monteiro coloca-se fora da corrida à Presidência da República, frisando que de modo algum "se vê como candidato a Belém. Não tinha qualquer condição para um desafio dessa natureza", assegura.

O ex-líder centrista refere que, "embora não seja sequer de Direita, se João Ferreira do Amaral concorresse, provavelmente teria o seuvoto". Ribeiro e Castro era uma possibilidade mas "tudo dependeria do pensamento e das ideias que ele apresentasse no contexto europeu".

Questionado sobre nomes que têm surgido entre os possíveis, Manuel Monteiro afirma ter grande simpatia por Rui Rio "mas teria dificuldade de votar nele quando defende a regionalização. Sou favorável à descentralização, mas Deus nos livre de termos governos regionais como os da Madeira."

Marcelo Rebelo de Sousa, Santana Lopes ou Ferreira Leite são nomes sonantes do PSD, contudo o ex-líder do CDS frisa: "Nas questões essenciais, não sou acompanhado nem por Marcelo, nem por Santana. Provavelmente, começo a ser mais acompanhado por Ferreira Leite".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório