Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AR recebeu 53 sugestões sobre comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia da República recebeu 53 sugestões de cidadãos durante a consulta pública para o programa das comemorações do parlamento dos 50 anos da revolução do 25 de abril, que terão lugar entre 2024 e 2026.

AR recebeu 53 sugestões sobre comemorações dos 50 anos do 25 de Abril
Notícias ao Minuto

14:05 - 08/12/22 por Lusa

Política 25 de Abril

Estes números foram divulgados pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, numa mensagem vídeo publicada hoje na sua conta oficial na rede social Twitter.

Segundo o presidente do parlamento, durante a consulta pública, que decorreu durante o mês de novembro, foram recebidas "53 sugestões, umas delas ideias, outras já projetos concretos, envolvendo as personalidades a homenagear, as formas artísticas a privilegiar, os locais onde realizar tais iniciativas".

"Queria agradecer a todos, a cada uma e a cada um dos participantes nesta consulta pública, porque as ideias que apresentaram enriquecerão o programa das nossas comemorações", disse.

Santos Silva sublinhou que as sugestões recebidas irão "informar o programa que a Assembleia da República seguirá para comemorar o cinquentenário do 25 de abril", em conjunto com ideias próprias do parlamento, que irão agora ser trabalhadas pela Comissão Organizadora das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e da Constituição, na qual "estão representados todos os partidos políticos com assento parlamentar".

Segundo fonte parlamentar, na segunda reunião desta comissão, que teve lugar na quarta-feira e foi presidida por Santos Silva, marcaram presença todos os grupos parlamentares e deputados únicos, assim como os secretários-gerais do parlamento e o coordenador do grupo de trabalho para os Assuntos Culturais, o deputado socialista Pedro Delgado Alves.

Em 01 de novembro, Santos Silva lançou a consulta pública em questão, que se destinava a recolher ideias dos cidadãos sobre iniciativas a desenvolver durante as comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

O programa de comemorações da Assembleia da República estará centrado na questão da institucionalização da democracia pluralista em Portugal: as primeiras eleições (no dia 25 de abril de 1975) e todas as seguintes, parlamentares, presidenciais, nas regiões autónomas e autarquias locais.

De acordo com a mensagem publicada pelo presidente do parlamento na altura, ao longo das comemorações, será dada especial atenção às questões relacionadas com o futuro coletivo e, neste âmbito, aos aspetos da participação cívica e eleitoral.

"O grande tema será a liberdade, porque é disso que se trata quando se fala do 25 de Abril e da nossa democracia: a liberdade de nós todos e a participação de nós todos na escolha dos nossos representantes e na tomada das grandes decisões que nos definem como povo", salientou o presidente da Assembleia da República.

O programa de comemorações, de acordo com Augusto Santos Silva, "será dirigido a todos os portugueses, mas terá uma especial atenção aos mais novos, os jovens".

"Para esse programa, precisamos de todas as ideias, das nossas próprias ideias - a comissão organizadora, a que eu próprio presido e onde todos os partidos têm assento - mas também das suas ideias. Certamente já pensou sobre a melhor maneira de comemorarmos hoje os 50 anos do 25 de Abril", assinala o presidente do parlamento.

Leia Também: Banda Os Quatro e Meia atua no fim de ano da Figueira da Foz

Recomendados para si

;
Campo obrigatório