Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Vivemos numa democracia de algoritmo em que já se sabe quem vencerá"

Um artigo de opinião assinado por Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores.

"Vivemos numa democracia de algoritmo em que já se sabe quem vencerá"
Notícias ao Minuto

11:54 - 11/10/21 por Notícias ao Minuto

Política Artigo de opinião

"As democracias estão frágeis, segundo Moisés Naím, as democracias do Mundo precisam urgentemente de ser reparadas e reformadas para responder a novas realidades, como as pandemias e velhas malignidades como as desigualdades.

Na nossa democracia fala-se constantemente de casos e problemas judiciais, irregularidades de concursos, etc. Porém, o que se observa são toscas e fracassadas tentativas de usar ações judiciais. 

O Governo usa uma tática assimétrica, em que tem muito mais recursos e capacidade do que a oposição e recorre a estratégias, táticas e regras dúbias. António Costa travestiu-se de secretário-geral nestas eleições autárquicas e percorreu o país como sendo socialista, mas falando de um governo de Portugal. 

A oposição ainda não se reorganizou e não tem uma estratégia sistemática para denunciar os erros, omissões e atitudes eticamente reprováveis do governo. A oposição anda-se a digladiar ( PSD e CDS). 

Há um silenciamento tático do país, inclusive, de entidades públicas, a quem se exige independência e neutralidade. 

Cavaco Silva tem razão quando diz que se vive um clima de medo, de criticar e receio de as pessoas serem prejudicadas na sua vida pessoal e profissional , incluindo familiares, medo de perderem o emprego, o subsídio. 

A tática é 'eles' que não pensam como 'nós', daí, serem ameaçados, ostracizados e descredibilizados. 

Este silenciamento e dificuldade de chegar às pessoas deve-se à subserviência da imprensa pelo apoio que recebeu pela pandemia.

Vivemos numa democracia de algoritmo, em que nos atos eleitorais já se sabe, com raras exceções, quem vai vencer.

É necessário defender a democracia e combater estas discrepâncias, mas para isso é preciso que os portugueses tomem consciência desta realidade."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório