Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"A vacina está aí, mas não se iludam"

Um artigo de opinião assinado por Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores.

"A vacina está aí, mas não se iludam"
Notícias ao Minuto

15:53 - 30/12/20 por Notícias Ao Minuto

Política Joaquim Jorge

"Estou muito contente que se tenha em tempo recorde descoberto uma vacina para combater a Covid-19. É incrível a rapidez com que se chegou a um antídoto a este cruel vírus. Mas temos que ir com calma! A equação vacina + esperança = normalidade, não é assim tão linear. A vacina está aí, mas não se iludam, lá para meados de 2022, voltaremos à antiga normalidade.

As pessoas têm que manter alguma serenidade e não passarem de 8 para 80, e vice-versa. O Verão foi o descalabro pela ânsia de viver e de sair da clausura. Agora vem a vacina, mas não é a mãe de todas as soluções, quanto muito pode ser a "tia" ou a "prima", que vem dar uma ajuda.

Porém, para ficarmos com a imunidade de grupo é preciso estar vacinada, segundo os cientistas, 70% da população. Isso vai demorar algum tempo, depois há as normais mutações do vírus e as reacções de cada um de nós, que somos todos diferentes. Adquirir, de novo, a antiga normalidade demorará algum tempo.

Eu, por mim, não tenciono voltar a fazer coisas que fazia antigamente. A mudança de hábitos e de rotinas é muito importante.

Algo que me mete muita confusão e perplexidade é a ideia que a vacina é do Governo! Ministrar a vacina aos portugueses não é, nem pode ser propaganda política. A vacina não é deste governo, do PS ou de outro partido qualquer. Quanto muito é de quem a descobriu, de seguida, com a patente dos laboratórios.

Foi decidido que a vacina é um direito de todos os cidadãos no mundo. Por favor, não transformemos a vacinação em verdadeiros comícios. Nas televisões só vejo políticos! Quero ver médicos e pessoal de saúde. Os políticos devem esperar pela sua vez para tomar a vacina. Cansa-me tanto folclore!

Bom Ano!"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório