Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

IVA na eletricidade. BE votará a favor das propostas do PSD e do PCP

Mariana Mortágua deixou claro, esta quarta-feira, que o partido vai votar a favor de "todas as propostas que apresentem uma redução do IVA da eletricidade".

IVA na eletricidade. BE votará a favor das propostas do PSD e do PCP
Notícias ao Minuto

17:38 - 29/01/20 por Notícias Ao Minuto

Política Eletricidade

Mariana Mortágua garantiu, esta quarta-feira, no Parlamento que o Bloco de Esquerda (BE) votará a favor de "todas as propostas que apresentem uma redução do IVA da eletricidade, nomeadamente, da proposta do PCP e do PSD".

De acordo com a deputada bloquista, o partido não pode votar noutras propostas, que não apresentem uma redução do IVA da eletricidade, visto que, isso iria contra o compromisso assumido pelo BE perante os eleitores.

"Este é o único compromisso que respeita o nosso programa eleitoral e a nossa promessa feita com as pessoas quer nas eleições, quer no início deste processo orçamental", explicou.

Mariana Mortágua aproveitou ainda para relembrar que não há qualquer negociação sobre a medida, nem "uma garantia sobre a sua aprovação" e que "o PS não tem maioria absoluta, o PS não governa com acordo de legislatura"

"Ninguém compreenderá que em nome de joguinhos políticos, o IVA da eletricidade deixe de descer, permitindo assim um alívio no orçamento de todas as famílias em Portugal", atirou.

Rutura entre PS e BE?

Questionada sobre uma eventual rutura com o PS devido ao voto a favor de uma proposta do PSD, Mariana Mortágua esclarecer que os partidos têm "o direito e o dever de apresentarem as suas propostas e de analisar as propostas em sintonia com os seus compromissos eleitorais e com os seus programas eleitorais" e descartou a ideia de que esta é uma "coligação negativa".

"Coligações negativas são aquelas que cortam os salários das pessoas. Uma coligação negativa é aquela em que o PSD e o CDS se juntaram para subir os impostos às pessoas e para aprovar políticas contra os direitos dos trabalhadores e das pessoas em Portugal. Uma maioria que se junta na Assembleia da Republica, legitimamente e democraticamente, para melhorar a vida das pessoas será sempre uma coligação positiva em torno de de medidas concretas", sublinhou.

Leia Também: Proposta do PSD para redução do IVA da eletricidade é "ilegal"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório