Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Costa saúda em Bruxelas "participação" de residentes no estrangeiro

O primeiro-ministro, António Costa, saudou hoje a "enorme participação" dos eleitores residentes no estrangeiro, que nas legislativas de 06 de outubro aumentou seis vezes "para os 154 mil votantes", face ao escrutínio anterior.

Costa saúda em Bruxelas "participação" de residentes no estrangeiro
Notícias ao Minuto

12:39 - 17/10/19 por Lusa

Política Eleições/resultados

"Enquanto primeiro-ministro, quero saudar a enorme participação dos portugueses residentes no estrangeiro, aumentou seis vezes a participação, o que mostra bem a prioridade que definimos - de reforçar os laços de coesão entre a comunidade residente no território nacional e as comunidades da diáspora, reforçar os mecanismos da sua participação cívica - foram um sinal importante que se traduziu num aumento de uma participação eleitoral na casa dos 25 mil votantes para 154 mil votantes", disse Costa, à margem de um encontro com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, em Bruxelas.

O aumento da participação eleitoral, salientou, mostra que os portugueses na diáspora "sentem cada vez mais forte o seu vínculo a Portugal", laços que considerou ser importante que continuem a ser fortalecidos.

"Num mundo globalizado, nunca nos podemos esquecer que Portugal não somos só dez milhões que residimos no território nacional, mas somos mais cerca de cinco milhões que estão hoje um pouco por todo o mundo", lembrou António Costa.

Os votos dos emigrantes portugueses elegeram dois deputados do PS e dois do PSD, segundo os resultados divulgados no 'site' da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna - Administração Eleitoral.

De acordo com os dados conhecidos pelas 08:50, pelo círculo da Europa o PS elegeu Paulo Pisco e o PSD Carlos Gonçalves, e pelo circulo fora da Europa foram eleitos José Cesário (PSD) e Augusto Santos Silva (PS).

Assim, o PS elegeu nas legislativas de 06 de outubro um total de 108 deputados e o PSD 79.

O número de votantes nas legislativas nos círculos da emigração aumentou em quase 130 mil, em virtude do recenseamento automático dos não residentes, mas a taxa de abstenção foi mais alta do que em 2015.

Apesar de o número de votantes no estrangeiro ter passado de 28.354, em 2015, para 158.252, nas eleições de 06 de outubro passado (+129.898), a taxa de abstenção subiu ligeiramente, situando-se em 89,2% face aos 88,3% do sufrágio anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório