Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Costa diz que Governo colocou fim ao impasse do ramal da Lousã

O primeiro-ministro considerou hoje que o Governo colocou fim ao impasse acumulado ao longo de quase uma década no antigo ramal da Lousã com o lançamento do concurso para a instalação de um sistema de metrobus.

Costa diz que Governo colocou fim ao impasse do ramal da Lousã
Notícias ao Minuto

13:37 - 04/02/19 por Lusa

Política Primeiro-ministro

Em Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, António Costa presidiu esta manhã à cerimónia de lançamento da empreitada no canal do antigo ramal ferroviário entre Alto de São João (Coimbra) e Serpins (Lousã), que foi desativado em janeiro de 2010, no âmbito do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).

"Foi necessário definir um modelo de transporte, mas mais importante do que isso foi essencial garantir o financiamento da solução aqui prevista", disse o líder do Governo, que em dezembro incluiu a obra na reprogramação dos fundos comunitários do Portugal 2020.

O primeiro-ministro sublinhou que "o concurso está aberto, com financiamento assegurado e em condições" de a obra ser levada "até ao final", rejeitando que se esteja ainda "a falar de ideias" e de "projetos".

"Queremos acreditar que depois de muitos anos onde o investimento público esteve fortemente retraído, onde durante anos muitas empresas estiveram sem condições de laborar, é agora uma oportunidade para as nossas empresas se puderem animar e contribuírem também para o crescimento da economia através da realização desta infraestrutura da maior importância para a região", sublinhou.

O SMM prevê a instalação de autocarros elétricos (metrobus) entre Serpins (Lousã) e Coimbra B, com uma linha urbana até ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), numa extensão total de 42 quilómetros e um investimento estimado de 125 milhões de euros.

O concurso lançado hoje para o troço suburbano representa um investimento de 25 milhões de euros. A empreitada deverá estar concluída no prazo de 15 meses após a adjudicação, prevendo-se que o sistema de transportes comece a funcionar de forma faseada a partir de 2021.

Para António Costa, o SMM é também o "melhor projeto que se adapta à revitalização da cidade de Coimbra, porque esta solução [metrobus] tem a vantagem de não ficar às portas da cidade, pode entrar no miolo e ajudar à revitalização do conjunto da cidade".

Segundo o primeiro-ministro, este projeto é um exemplo de como o "país precisa de um Programa Nacional de Infraestruturas, que seja devidamente debatido, discutido e ponderado nas diferentes soluções alternativas e depois haja decisão e determinação na sua execução".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório