Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"O Governo progrediu, quem não progrediu foram os sindicatos"

No habitual espaço semanal de comentário na Edição da Noite da SIC Notícias, Pedro Santana Lopes e Carlos César comentaram a guerra aberta entre Governo e professores que está na ordem do dia.

"O Governo progrediu, quem não progrediu foram os sindicatos"
Notícias ao Minuto

00:01 - 06/06/18 por Natacha Nunes Costa

Política Carlos César

No habitual espaço semanal de comentário da Edição da Noite da SIC Notícias desta terça-feira, Pedro Santana Lopes e Carlos César comentaram a rutura entre Governo e professores.

O comentário começou com Santana Lopes a criticar o Governo PS, não pela postura tomada nos últimos dias de não ceder em dar todos os retroativos aos professores, mas sim pela postura tomada anteriormente que pode ter dado um “vislumbre de uma abertura para a negociação”.

“É difícil compreender essa posição do Ministro da Educação depois de outras posições que ele tomou anteriormente, nomeadamente, depois de rondas negociais intensas com os sindicatos e em que se vislumbrava a possibilidade de um acordo”, criticou o comentador.

Já Carlos César garante que não foi isso que aconteceu. “Este Governo não partiu para este problema com um compromisso de recuperação de todo o tempo de congelamento projetado nas remunerações, pelo contrário, a expressão do primeiro-ministro foi ‘vamos pôr o cronómetro a zero’, ou seja, vamos fazer o descongelamento das carreiras, o que foi feito a 1 de janeiro deste ano e vamos começar a contar a partir daí”.

Quanto à rutura entre professores e Governo, o líder parlamentar do PS recusa que haja um clima bélico e garante que Executivo já cedeu em vários aspectos. "Não há nenhum impasse, o Governo progrediu, quem não progrediu foram os sindicatos que mantêm a posição de recuperar os nove anos e tal”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório