Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Estou absolutamente convencida que nas legislativas o PS vai ganhar"

A socialista disse também que agora o PS está concentrado em ganhar as eleições europeias e as regionais da Madeira.

"Estou absolutamente convencida que nas legislativas o PS vai ganhar"
Notícias ao Minuto

11:06 - 27/05/18 por Tiago Miguel Simões e Lusa

Política Ana Catarina Mendes

A secretária-geral adjunta do Partido Socialista (PS) falou aos jornalistas à margem do 22º congresso do partido e não quis pedir a maioria absoluta para as legislativas de 2019 mas reiterou que o PS é merecedor e que vai ganhar as eleições.

“O PS vai pedir sempre a confiança dos portugueses, compete aos portugueses, no momento certo, dar o resultado eleitoral ao PS. Estou absolutamente convencida que nas próximas eleições legislativas, por todo o trabalho que temos feito, pela credibilidade, por honrar a palavra, por valorizarmos a democracia, por termos sido inovadores na solução de Governo em Portugal, o Partido Socialista vai ser merecedor de uma grande confiança dos portugueses e vai ganhar”, disse, evitando pedir a maioria absoluta.

Ana Catarina Mendes disse ainda que, para já, as preocupações do PS prendem-se em “ganhar as europeias, ganhar as regionais da Madeira, como ontem puderam ver com a candidatura de Paulo Cafofo”, explicou, rematando: “É nisso que estamos concentrados, reforçar os partidos é essencial para se reforçar também a democracia”.

Elogios a António Costa

Ana Catarina Mendes optou por puxar pela história do PS, evocando o resistente antifascista Edmundo Pedro, que faleceu recentemente, e referiu-se com rasgados elogios a António Costa.

"O PS apresenta-se aos portugueses com a credibilidade e com a serenidade de ter um líder que é determinado, convicto, de esquerda e que foi capaz de trazer nos últimos dois anos e meio a esperança e a confiança a Portugal. António Costa é o melhor herdeiro do legado da nossa história", afirmou, recebendo o primeiro de vários prolongados aplausos.

A "número dois" dos socialistas referiu-se ao seu partido como sendo "da esquerda democrática, progressista, das liberdades e da defesa radical da democracia" - uma definição que cabe em qualquer das correntes partidárias.

Agradeceu a António Costa e ao ministro das Finanças, Mário Centeno, por Portugal ter as contas públicas em ordem e, logo a seguir, apontou que o PS conseguiu nas últimas eleições autárquicas o seu melhor resultado de sempre, vencendo 165 câmaras.

Neste contexto, apelou à mobilização de todos os militantes e simpatizantes socialistas para o próximo ciclo eleitoral de 2019.

No caso das regionais da Madeira, a dirigente socialista considerou que é possível que o PS alcance o seu primeiro triunfo, enquanto que em relação às europeias afirmou que será "merecido" se os socialistas portugueses reforçarem a sua representação no Parlamento Europeu.

Já sobre as eleições legislativas, Ana Catarina Mendes puxou pelas emoções dos delegados e fez novo rasgado elogio a António Costa.

"Vamos ganhar as próximas eleições legislativas. António Costa merece continuar a ser o primeiro-ministro de Portugal", acrescentou.

Antes, o coordenador da moção do candidato derrotado nas últimas diretas do PS (Daniel Adrião) considerou "fundamental que o partido tenha uma agenda democrática e ética interna".

Para Nuno Cunha Rolo, "o PS tem de ser um partido não só de ideias, mas de ideais", defendendo para o partido e para o sistema político "um choque democrático em linha com essa agenda democrática e ética".

"Uma introdução de novas regras, instrumentos novos para combater a impotência democrática, que existe, a imoralidade política, que existe, e, também, a lógica centralista e fechada da tomada de decisões que também existe", declarou.

O coordenador da moção de Daniel Adrião, denominada "Reinventar Portugal", referiu ainda a necessidade de abrir e regenerar o PS e "promover melhores regras, melhores lideranças e também melhores práticas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório