Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Investigadores descobrem mecanismo de resposta imunitária a fungo mortal

Uma equipa internacional que inclui investigadores portugueses descobriu um mecanismo de resposta imunitária a um componente de um fungo que mata anualmente 200 mil pessoas, podendo a descoberta ajudar na luta contra aquele organismo, anunciou a Universidade do Minho.

Investigadores descobrem mecanismo de resposta imunitária a fungo mortal
Notícias ao Minuto

18:59 - 28/02/18 por Lusa

País Ciência

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, aquela universidade, que integra a equipa internacional juntamente com outras instituições portuguesas como o Instituto Português de Oncologia do Porto e o Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade de Lisboa, explica que o referido fundo, "Aspergillus fumigatus", mata 200 mil pessoas por ano e provoca doenças pulmonares e alérgicas em milhões de outras.

A investigação, hoje publicada na revista "Nature", "explica a resposta do sistema imunitário" àquele organismo.

Segundo o texto, a equipa internacional, liderada pelo MRC Center for Medical Mycology da Universidade de Aberdeen (Reino Unido), "descobriu um mecanismo de resposta imunitária a um componente "inesperado" do fungo".

O recetor agora identificado, refere, "reconhece um pigmento específico do fungo chamado melanina".

Em Portugal, o trabalho foi coordenado pelo Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Universidade do Minho, tendo sido identificadas mutações neste recetor que aumentam o risco de contrair infeções em doentes submetidos a transplante em cerca de 25%.

"Esta descoberta poderá contribuir para o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e terapias personalizadas para combater esta infeção", salienta a UMinho, que refere ainda que "a infeção causada por este micro-organismo é uma das complicações que mais preocupa os doentes submetidos a tratamentos médicos complexos, como transplante de medula, sendo fatal em metade dos casos".

Os investigadores o ICVS Agostinho Carvalho e Cristina Cunha apontam ainda que se acredita que aquele fungo "seja responsável por uma série de doenças pulmonares, incluindo a asma, que afetam milhões de pessoas em todo o mundo".

Os investigadores explicam ainda que o trabalho desenvolvido permitiu melhorar o nível de conhecimento do sistema imunitário: "Respiramos diariamente centenas de esporos deste fungo, embora sem consequências graves. No entanto, em situações de debilidade do sistema imunitário esta infeção é fatal na maioria dos casos. Esta investigação permitiu melhorar o conhecimento sobre como o nosso sistema imunitário responde a este micro-organismo, sendo esta informação crucial para melhorar a capacidade de diagnosticar a sua presença em pessoas infetadas e conceber novas terapias capazes de ajudar no tratamento desta doença complexa", realça Agostinho Carvalho.

O estudo envolveu ainda o National Institute of Allergy and Infectious Diseases, o National Institutes of Health (ambos dos EUA), o Instituto Pasteur (França), o Imperial College London (Reino Unido), a Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), o Centro Médico da Universidade Radboud (Holanda).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório