Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

‘Clínica Espiritual’ levava crentes a entregar dinheiro e jóias

Os suspeitos foram detidos pela Polícia Judiciária, que conseguiu recuperar cerca de noventa mil euros em dinheiro e elevada quantidade de artigos em ouro e prata.

‘Clínica Espiritual’ levava crentes a entregar dinheiro e jóias
Notícias ao Minuto

20:50 - 11/01/18 por Filipa Matias Pereira

País Burla

Dois homens e duas mulheres foram recentemente detidos pela presumível prática continuada de crimes de burla qualificada agravada. A detenção foi feita pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada e com a estreita colaboração da Unidade Local de Investigação Criminal de Évora.

Os suspeitos, refere o comunicado enviado às redações, “depois de arrendarem e publicitarem um espaço destinado à instalação de uma ‘Clínica Espiritual’, alegadamente especializada na resolução de problemas a pessoas em dificuldades, através de meios enganosos e aproveitando-se do estado de vulnerabilidade de algumas vítimas, levaram-nas a entregar-lhes valores superiores a cem mil euros”.

Depois de estarem na posse desses valores, afastaram-se dos Açores, onde os crimes eram cometidos, deixando as vítimas lesadas “com gravidade nas suas esferas patrimoniais e deixando-as em situação económica difícil”.

A investigação levada a cabo pelas autoridades conseguiu localizar os suspeitos em “Évora, onde, presumivelmente, se prestavam para replicar esta atividade ilícita”.

No âmbito da detenção, foi ainda possível “apreender, entre outros elementos probatórios, diversos objetos utilizados naquelas práticas supersticiosas, bem como recuperar cerca de noventa mil euros em dinheiro e elevada quantidade de artigos em ouro e prata, produto da sua atividade ilícita”.

Os detidos, cidadãos estrangeiros com idades compreendidas entre os 18 e os 52 anos, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório