Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Proteção Civil alerta para risco de incêndio a partir de amanhã

A Proteção Civil lançou esta quinta-feira um alerta devido ao risco de incêndio a partir de amanhã, sexta-feira. Tempo seco e subida da temperatura vão criar "condições favoráveis à propagação de incêndios rurais".

Proteção Civil alerta para risco de incêndio a partir de amanhã
Notícias ao Minuto

19:29 - 16/11/17 por Melissa Lopes

País ANPC

A Proteção Civil faz esta quinta-feira um alerta à população na sequência da informação disponibilizada pelo Instituo Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). "Verificar-se-á, previsivelmente, a partir de amanhã, sexta-feira 17 de novembro, e durante os próximos dias, um período de tempo seco e subida de temperatura, para valores acima da média para esta época do ano", refere a ANPC em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto

Estão, por isso, "reunidas condições favoráveis à propagação de incêndios rurais na eventualidade de se verificarem ignições do material lenhoso, uma vez que o país atravessa um já longo período de seca", alerta a Proteção Civil, fazendo referência há existência "ainda grande quantidade de material combustível acumulado e suscetível de arder rápida e violentamente nos espaços florestais". 

Dadas as circunstâncias, a ANPC reforça que "é imperioso adequar e ajustar os comportamentos individuais ao risco de incêndio florestal que irá vigorar ao longo dos próximos dias, bem como adotar as medidas cautelares apropriadas com vista a evitar ocorrências associadas a incêndios rurais", momeadamente a realização de queimadas, nos locais onde o risco de incêndio for superior ao nível elevado.

Já nos locais onde o risco de incêndio seja superior ao nível muito elevado, "continua a não ser permitido realizar fogueiras para recreio, lazer ou para a confeção de alimentos e utilizar equipamentos de queima e de combustão, destinados à iluminação ou à confeção de alimentos; queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração; lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias de atravessamento ou circundantes; fumigar ou desinfestar apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas". 

A ANPC aconselha ainda a população a ter cuidados a ter aquando da realização de trabalhos agrícolas e florestais. Nomeadamente, manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras; abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação, assim como guardar todo o cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

Por fim, a Proteção Civil sublinha que todos devem respeitar as proibições em vigor e guardar especial atenção à evolução do perigo de incêndio florestal durante os próximos dias nas diferentes regiões do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório