Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

A partir de amanhã, GNR conta com 300 novos guardas

Realiza-se amanhã a cerimónia que assinala o fim do curso de formação de novos guardas e a inserção destes militares na atividade profissional da GNR.

A partir de amanhã, GNR conta com 300 novos guardas
Notícias ao Minuto

12:55 - 21/09/17 por Andrea Pinto

País Curso

Esta sexta-feira,  300 novos militares participam na cerimónia de Compromisso de Honra, momento que assinala o fim do curso de formação e a sua a integração na atividade da Guarda Nacional Republicana.

O evento decorre na Escola da Guarda, em Portalegre, e tem início marcado para as 11h15.

O Compromisso de Honra é prestado por guardas que terminaram com aproveitamento o Curso de Formação de Guardas 2016/17, explica esta autoridade em comunicado.

A cerimónia será presidida pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e testemunhado por centenas de familiares e amigos dos militares.

O curso em questão teve início no final de 2016 e esteve envolto em polémica este verão aquando do período de estágio dos formandos. Na altura, 23 dos 323 instruendos do CFG 2016/2017 foram informados de que teriam que entregar a farda e todo o material que lhes fora distribuído e que não iriam ingressar na Instituição.

Em causa estaria o facto de terem sido abertas 300 vagas, e terem sido aceites mais militares do que o permitido. A APG/GNR repudiou a decisão considerando que tinha havido um aproveitamento por parte do Comando-Geral da GNR que "andou quase um ano a manter as expectativas destes 23 instruendos, utilizando-os, posteriormente, como estagiários, todos no suposto reforço de verão ao Algarve, a custos reduzidos".

Já o Ministério da Administração Interna disse que estava a "envidar todos os esforços no sentido de esclarecer a matéria em causa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório