Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Fim do verão à vista? Sim, mas temperaturas ainda vão chegar aos 33ºC

Há uma linha que separa Portugal continental no que à meteorologia diz respeito. Se no Sul o verão parece estar inabalável por estes dias, o mesmo não acontece no Norte e Centro. Ainda assim, o final do mês de setembro ainda vai dar para uns mergulhos.

Fim do verão à vista? Sim, mas temperaturas ainda vão chegar aos 33ºC
Notícias ao Minuto

11:45 - 18/09/17 por Melissa Lopes

País IPMA

Apesar de caminharmos a passos largos para o fim do verão, e de algumas regiões terem acordado esta segunda-feira mais cinzentas e com chuviscos, a verdade é que ao longo da semana as temperaturas vão gradualmente subir, atingindo máximas de até 33ºC no fim de semana, altura em que podemos dar as boas vindas ao outono…. pelo menos no calendário.

Em Lisboa, esta segunda-feira arrancou cinzenta e até com chuviscos. As temperaturas máximas vão variar entre os 24 graus, hoje e amanhã, os 25, quarta-feira e quinta-feira, chegando ao fim de semana a registar 27 e 29 graus, sábado e domingo, respetivamente. Durante estes dias, não se preocupe, a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu limpo. As mínimas na capital situar-se-ão entre os 14 e os 15 graus.

Ligeiramente mais quente, o distrito de Santarém registará durante esta segunda-feira uma temperatura máxima de 27 graus, com céu pouco nublado. Apesar de algumas nuvens altas durante a semana, a temperatura aumentará, atingindo o auge, também, no fim de semana: 31 e 33 graus são as máximas previstas para sábado e domingo. Também aqui o sol brilhará.

A Sul, em Faro, o tempo continua quente. Para esta segunda-feira, o IPMA prevê uma temperatura máxima de 30 graus, e durante a semana andará entre os 27 e 28, inclusive no sábado e no domingo, com o sol a ser amigo dos que deixaram o final de setembro para gozar férias.

No Alentejo, em Beja, as previsões apontam para uma segunda-feira com céu pouco nublado e uma temperatura máxima de 27 graus. No resto da semana, os termómetros vão variar entre os 29, 30 graus, na sexta-feira, dia em que chega oficialmente o outono (pelas 20h02, para sermos mais precisos). As mínimas em Beja, como é habitual, podem fazê-lo arrepiar: andarão entre os 10 no início da semana e terminarão nos 14 graus no domingo.

Cenário idêntico é o previsto para Évora. Apesar das nuvens altas que vão marcar a semana, as temperaturas vão estar altas, a rondar os 30 graus, à excepção de hoje em que os termómetros não irão além dos 26 graus de máxima. No fim de semana, 32 e 33 graus, acompanhados de sol, é aquilo que o IPMA prevê. As mínimas também vão subir ligeiramente durante a semana, começando pelos 12 graus e terminando, no domingo nos 15 graus celsius.

O cenário muda de figura se viajarmos até ao Norte do país. No Porto, a previsão para hoje é de aguaceiros e 22 graus celsius de máxima. Na terça-feira, a máxima não irá além dos 19, e mater-se-á nos 20 graus até sexta-feira, com céu parcialmente nublado e nuvens altas. No sábado e no domingo, o Porto registará 22 e 24 graus de máxima, respetivamente, brilhando o sol a 100 % apenas no primeiro dia do fim de semana.

Em Bragança, a previsão dos meteorologistas também aponta para um cenário de aguaceiros e uma temperatura máxima de 23 graus. Os termómetros vão aquecer especialmente na terça e na quarta-feira, chegando até aos 28 graus. O mesmo se passará no fim de semana: 28 e 30 graus são as temperaturas máximas com que pode contar nesta região, apesar das nuvens altas e do céu pouco nublado. As mínimas em Bragança já são de meter algum respeito, esta semana vão variar entre o 7 e os 11 graus.

Dando um saltinho até às ilhas, no Funchal (Madeira), a temperatura máxima para esta semana variará entre os 25 e os 27 graus, prevendo o IPMA aguaceiros para quarta-feira e sol para o fim de semana. As temperaturas mínimas no Funchal rondarão os 19 e os 20 graus, um convite à manga curta durante a noite.

Nos Açores, em Ponta Delgada o céu estará esta segunda-feira parcialmente nublado, chegando a temperatura máxima aos 26 graus. A partir de amanhã, terça-feira, a chuva vai ser uma constante, inclusivamente no fim de semana. As temperaturas máximas, segundo o IPMA, manter-se-ão constantes, nos 25, 26 graus, assim como as mínimas, entre os 19 e os 21 graus celsius.

As previsões da meteorologia, saliente-se, são frequentemente atualizadas, pelo que as temperaturas e estado do tempo agora previstos podem sofrer alterações ao longo da semana. Para acompanhar essas atualizações, consulte o site do IPMA sempre que considerar útil. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório