Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Governo cria Unidade de Coordenação Antiterrorismo

Medida apresentada hoje no final de reunião de Conselho de Ministros.

Governo cria Unidade de Coordenação Antiterrorismo
Notícias ao Minuto

13:55 - 21/07/16 por Pedro Filipe Pina com Lusa

País Terrorismo

A crescente ameaça de terrorismo na Europa levou em Portugal à criação da Unidade de Coordenação Antiterrorismo (UCAT).

A medida foi aprovada esta manhã em Conselho de Ministros, órgão que estabelece a ligação entre os ministérios da Administração Interna e da Justiça.

As ministras responsáveis por ambas as pastas, Constança Urbano de Sousa, responsável pela tutela da Administração Interna, e Francisca Van Dunem, ministra da Justiça falaram da medida, explicando que vem reforçar procedimentos já existentes.

Embora Portugal não seja um alvo principal, nomeadamente quando falamos do terrorismo que tem sido ou apoiado pelo Estado Islâmico ou perpetrado pelo próprio, “todos os países da União Europeia são potenciais alvos”, reconheceu Francisca Van Dunem, esclarecendo que “neste momento, há uma sintonia completa” entre as diferentes entidades ligadas à segurança.

Todas as polícias “partilham informações” com regularidade, salientou Constança Urbana, acrescentando que esta nova unidade “reforçar a sua atuação”. A ministra da Administração Interna reconheceu ainda que o SIS terá confirmado a possibilidade de Portugal ser alvo do Daesh.

A regulamentação da organização e funcionamento da UCAT, coordenada pela secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, vai dotar esta estrutura que já existe de uma equipa em permanência e reforçar a sua capacidade operacional.

"Com este decreto regulamentar o que se visa é reforçar o apoio operacional a esta estrutura, que já existe, funciona e congrega todas as forças e serviços de segurança", disse a ministra da Administração Interna.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório