Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Município da Lousã exige redução de portagens na Autoestrada 13

O município da Lousã exigiu hoje que a Autoestrada 13, que liga Tomar a Coimbra, seja incluída nas vias do interior objeto de descontos nas portagens cobradas, à semelhança do que vai acontecer noutras autoestradas.

Município da Lousã exige redução de portagens na Autoestrada 13
Notícias ao Minuto

12:38 - 21/07/16 por Lusa

País Preços

Numa tomada de posição aprovada por unanimidade, a que a agência Lusa teve acesso, a autarquia lousanense procura sensibilizar o Governo para as "repercussões negativas das portagens na A13 na fixação de pessoas e empresas no concelho da Lousã, na mobilidade e segurança dos seus residentes e, em consequência, na sustentabilidade e desenvolvimento local".

Com cerca de 100 quilómetros de extensão, a A13 interliga a A23 no Entroncamento, o IC9, em Tomar, o IC8 em Ansião, a A1 em Condeixa-a-Nova e as circulares de Coimbra, permitindo uma nova acessibilidade à zona da Universidade e Hospitais de Coimbra através da ponte da Portela.

A via integra a subconcessão do Pinhal Interior, contratada com a Ascendi, e atravessa os concelhos da Barquinha, Tomar, Ferreira do Zêzere, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Ansião, Penela, Miranda do Corvo, Condeixa e Coimbra.

"O valor cobrado em cada portagem é muito elevado e exagerado, traduzindo-se em prejuízos económicos e financeiros para as empresas e famílias do concelho da Lousã e da região, nunca tendo existido e esperada discriminação positiva de residentes", lê-se na tomada de posição do município da Lousã.

O documento considera que o "escasso tráfego face ao valor das portagens e, em consequência, a acentuada sobrecarga da EN17 e EN342, acarreta degradação dos pavimentos e aumenta os riscos inerentes à travessia de muitas povoações entre Coimbra e Lousã".

O município da Lousã salienta ainda que os concelhos atravessados pela A13 estão classificados como de baixa densidade para efeitos de aplicação de medidas de diferenciação positiva.

O Governo anunciou na terça-feira a aplicação de 15% de desconto a todos os veículos que circulem, a partir de 01 de agosto, em algumas autoestradas, vias maioritariamente localizadas no interior do país e no Algarve.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório