Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Instituição luso-canadiana quer construir novo centro no Canadá

O presidente da Sociedade de Caridade Luso-canadiana, Jack Prazeres, disse hoje à agência Lusa que a instituição pretende construir um terceiro centro, dada "a grande lista de espera" que tem nos de Toronto e Hamilton.

Instituição luso-canadiana quer construir novo centro no Canadá
Notícias ao Minuto

09:45 - 16/05/16 por Lusa

País Caridade

"Temos sido solicitados para a construção de um novo centro visto que os outros dois centros, em Toronto e em Hamilton, têm já uma grande lista de espera", disse Jack Prazeres, que falava durante um evento de angariação de fundos em Mississauga, a oeste de Toronto.

A Luso Canadian Charitable Society, denominação pela qual é conhecida a instituição, está dedicada ao projeto da construção de um novo centro "pois é o seu dever ajudar aqueles que mais necessitam".

Segundo perspetivou Jack Prazeres, o investimento "será sempre superior a cinco milhões de dólares canadianos (3,4 milhões de euros)", contando com a aquisição do terreno, construção e material necessário.

O responsável mostrou-se ainda "empenhado e otimista" em abrir as portas do novo centro dentro de dois anos, o que será possível com o envolvimento da sociedade civil em geral, da comunidade portuguesa, empresários portugueses e canadianos, sindicatos e associações.

"É necessário muito trabalho, solicitar apoios, até chorar, pois só com esses esforços vamos conseguir concretizar este projeto em dois anos. É essa a meta", frisou.

Para ajudar a atingir esse objetivo, a instituição organizou no domingo, em Mississauga, um evento denominado Luso Volta 2016, que contou com centenas de participantes. Tratou-se de um passeio de cicloturismo e caminhada, onde foram angariados mais de 111 mil dólares canadianos (75,6 mil euros).

Foi também criada uma comissão de trabalho, com a participação de vários líderes comunitários, que tem como missão a angariação de verbas para a construção do novo centro, que deverá ter também o apoio dos Governos do Ontário (provincial) e do Canadá (federal).

A Sociedade de Caridade Luso-canadiana, fundada a 03 de agosto de 2003, ajuda famílias com serviços de apoio a adultos com deficiência e tem dois centros, em Toronto e em Hamilton, cada um com cerca de setenta utentes, existindo ainda muitos mais que recebem apoio durante vários dias da semana.

A maioria dos utentes são portugueses ou lusodescendentes.

Oficialmente, há 429 mil portugueses e lusodescendentes no Canadá (censos 2011), mas calcula-se que existam cerca de 550 mil, estando a grande maioria localizada na província do Ontário. Estima-se que entre 60 % a 70 % sejam de origem açoriana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório