Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 19º

Elevador que liga Viana a Santa Luzia levou mais de 100 mil passageiros

O elevador de Santa Luzia, em Viana do Castelo, atingiu um recorde de utilizações em 2015 ao transportar 106.286 passageiros, sendo que nos últimos nove anos de funcionamento ininterrupto levou ao monte sobranceiro à cidade 725.318 pessoas.

Elevador que liga Viana a Santa Luzia levou mais de 100 mil passageiros
Notícias ao Minuto

11:34 - 10/05/16 por Lusa

País 2015

Os números foram avançados hoje, em comunicado, pela Câmara Municipal que adiantou que já este ano, até final de abril, o equipamento que em junho vai completar 93 anos transportou mais de 13.700 passageiros.

O funicular reiniciou as ligações entre a cidade e o monte de Santa Luzia no final da semana passada após ter sido alvo de "trabalhos de manutenção orçados em cerca de 50 mil euros para a substituição do cabo de tração".

O equipamento emblemático tem um percurso de 650 metros que leva cerca de oito minutos a completar, é considerado o mais extenso do país.

Em 2013 e 2014, o Elevador de Santa Luzia conquistou o prémio "Infraestrutura Ferroviária", atribuído pela Luisfer - Estudos e Realizações Ferroviárias, entidade que envolve a CP Entusiastas, pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes e pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro.

Esteve abandonado entre 2001 e 2007, até que a autarquia investiu 2,5 milhões de euros na sua aquisição e reabilitação.

Foram compradas duas carruagens novas, foi remodelada a linha e as estações, além da construção de um passeio ao longo de toda a via para facilitar o acesso pedonal em situações de emergência.

Cada uma das duas carruagens tem capacidade para 25 pessoas, 11 das quais sentadas, sendo a viagem realizado a uma velocidade de dois metros por segundo.

Com 160 metros de desnível e 25% de inclinação média, o elevador de Santa Luzia dispõe agora de três fontes de energia diferentes (elétrica, gerador e bateria) e de quatro sistemas de travagem, sendo a segurança precisamente uma das características da renovação realizada.

Foi inaugurado a 02 de junho de 1923 e é uma das formas de aceder ao santuário. Além do acesso automóvel, é também possível chegar ao topo de Santa Luzia pelos cerca de 650 degraus do escadório, quase paralelo ao elevador.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório