Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 19º

Urnas já encerraram em Portugal continental. Resultados a chegar...

Aguarda-se neste momento a contagem dos votos para dar a conhecer aos portugueses quem irá governar nos próximos quatro anos.

Urnas já encerraram em Portugal continental. Resultados a chegar...
Notícias ao Minuto

19:00 - 04/10/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Eleições

Os portugueses foram chamados às urnas este domingo para escolher a constituição da Assembleia da República na próxima legislatura. A contagem irá começar a partir de agora, ainda assim o voto daqueles que estiverem nas filas às 19h00 será contabilizado.

As mesas de voto para as eleições legislativas abriram às 8h00 em Portugal continental e na Madeira e já estão encerradas. Nos Açores abrem e fecham uma hora depois em relação à hora de Lisboa.

De acordo com informação do Ministério da Administração Interna, às 16h00 de hoje a afluência média às urnas na eleição da Assembleia de República estima-se em 44,38%, a que correspondem cerca de 4,260 milhões de votantes. Por comparação com as últimas eleições legislativas, realizadas a 5 de junho de 2011, à mesma hora a afluência média foi ligeiramente inferior: 41,98%, o que corresponde a menos 230 mil votantes.

Segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), no decurso do ato eleitoral, três mesas de voto registaram problemas na hora de abertura, uma delas motivada por protestos e duas por falhas materiais.

O caso de tentativa de boicote ocorreu na mesa de voto na Escola da Erada, concelho da Covilhã, que às 08:00 estava fechada a cadeado, em protesto pelo encerramento daquele estabelecimento de ensino. A mesa de voto acabou por abrir às 09:15, depois de a GNR ter retirado o cadeado que impedia o acesso ao local.

Mais de 9,6 milhões de eleitores recenseados no território nacional e no estrangeiro puderam votar para escolher a constituição da Assembleia da República na XIII legislatura e de onde sairá o novo Governo.

Nestas eleições para a XIII Legislatura, estão a concorrer 16 forças políticas, das quais três são coligações e as restantes 13 partidos.

Nas coligações, contam-se a Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta PCP e PEV, a coligação Portugal à Frente, com PSD e CDS-PP e a coligação Agir, que alia o Movimento Alternativa Socialista (MAS) ao Partido Trabalhista Português (PTP).

Os partidos políticos são: Partido Socialista (PS), Bloco de Esquerda (BE), Livre/Tempo de Avançar, Juntos pelo Povo (JPP), Nós, Cidadãos! (NC), Portugal pro vida, Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC), Partido da Terra (MPT), Partido Democrático Republicano (PDR), Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP), Partido Nacional Renovador (PNR), Partido Unitário dos Reformados Portugueses (PURP), Partido Popular Monárquico (PPM) e Pessoas-Animais-Natureza (PAN).

Saleinte-se que, os 230 deputados que vão ser eleitos hoje tomam posse no final de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório