Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

"Uma sociedade que não respeita os velhos infantiliza-se"

O Cardeal Patriarca de Lisboa realça a importância da experiência dos mais velhos numa sociedade.

"Uma sociedade que não respeita os velhos infantiliza-se"
Notícias ao Minuto

23:43 - 11/05/15 por Notícias Ao Minuto

País D. Manuel Clemente

Foi durante uma conferência que decorreu esta segunda-feira na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa que D. Manuel Clemente salientou que é preciso aproveitar a sabedoria dos mais velhos, adianta a Rádio Renascença.

“Se a todo o nível da administração, das freguesias ao Estado e à União Europeia, tivéssemos uma instância em que estivessem representados aqueles e aquelas que, pelo seu saber de experiência, nos diversos ramos da vida social e profissional, com provas dadas, tivessem que ser ouvidos, era um ganho”, adiantou o cardeal, acrescentando que “há muita coisa mal feita, atabalhoada, precipitada porque uma sociedade que não respeita os velhos, infantiliza-se”, disse.

Com a saúde em 'pano de fundo', em particular o Serviço Nacional de Saúde, D. Manuel Clemente elogiou os profissionais de saúde, sobre quem disse que não lhes “falta boa vontade”. Porém, o impacto da crise em Portugal só não terá sido pior devido à importância das redes familiares.

Relativamente aos desafios de governar um país, D. Manuel Clemente realçou a importância da solidariedade mas também da pedagogia, noções que servem para mostrar “por palavras e obras que [os governantes] estão realmente interessados no bem das pessoas, mas não das pessoas em abstrato” mas também para ajudar a clarificar os desafios.

“Expliquem com clareza, não nos mandem com enxurradas de números em economês”, desafiou, citado pela Rádio Renascença.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório