Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Exposição com 40 obras de artistas portugueses abre sábado em Lisboa

Uma exposição com 40 obras em pintura e escultura de cinco artistas portugueses de várias gerações, como Cruzeiro Seixas e Gabriel Garcia, vai ser inaugurada no sábado, no evento ‘Felizmente há Arte’, em Lisboa.

Exposição com 40 obras de artistas portugueses abre sábado em Lisboa
Notícias ao Minuto

17:00 - 22/11/12 por Lusa

País Cultura

O evento artístico - que inclui a exposição de originais e um Salão de Artes com serigrafias de artistas portugueses e estrangeiros - é organizado pelo Centro Português de Serigrafia (CPS), em várias galerias do centro Twin Towers, em Lisboa.

A exposição, dispersa pelos vários espaços do CPS, reúne seis esculturas e 12 colagens de Cruzeiro Seixas, 14 pinturas de Noronha da Costa, 11 pinturas de Sofia Areal, seis pinturas de Gracinda Candeias, e quatro pinturas de Gabriel Garcia.

"É numa altura de crise económica que estas iniciativas são mais importantes para evitar a paralisia e motivar as pessoas para apreciarem a criação artística", justificou o director do CPS, João Prates, em declarações à agência Lusa numa visita de imprensa aos cinco espaços expositivos.

O CPS foi criado em 1985 e conta actualmente com cerca de 4.000 associados que adquirem regularmente obra gráfica criada no atelier da entidade, onde as serigrafias e gravuras são realizadas pelos artistas, com o apoio de especialistas nas técnicas de obra gráfica.

Questionado sobre se a procura de obra gráfica de artistas tem sido afectada pela crise económica que o país atravessa, João Prates avaliou que "se tem mantido estável nos últimos anos".

A organização pegou na frase do filósofo Eduardo Lourenço "Felizmente há Arte" para baptizar este evento artístico que pretende também dar a conhecer os processos de criação das obras gráficas.

"Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as serigrafias não são cópias ou simples reproduções, mas recriações de uma obra que o artista decide fazer, em que quantidade, e acompanha todo o processo, a par e passo", observou o director do CPS.

Nomeou Picasso, Chagall e Dali como exemplos de criadores que deram grande importância à obra gráfica: "Picasso foi daqueles artistas geniais que até na litografia [uma das técnicas usadas) inovou".

O ‘Felizmente há Arte’ vai decorrer até 6 de Janeiro, com visitas guiadas às exposições e encontros com os artistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório