Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 19º

GNR apreende mais de duas toneladas e meia de pinhas em Coruche

Colheita de pinhas de pinheiro manso é proibida "entre 1 de abril e 1 de dezembro".

GNR apreende mais de duas toneladas e meia de pinhas em Coruche
Notícias ao Minuto

19:10 - 10/11/21 por Notícias ao Minuto

País Coruche

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Santarém apreendeu, no passado dia 8, segunda-feira, mais de duas toneladas e meia de pinhas (Pinus Pinea), no concelho de Coruche.

A apreensão ocorreu no seguimento de uma ação de patrulhamento no âmbito da Operação 'Campo Seguro', em que os militares "detetaram a apanha ilícita de pinhas fora de época num terreno florestal", enuncia a GNR em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Foram apreendidos 2.790 quilos de pinhas de pinheiro manso, quatro varas de alumínio, cinco escadas em ferro e um atrelado. Foi também identificado um homem e elaborado um auto de contraordenação contra uma empresa, "cuja coima pode atingir os 35 mil euros".

A Guarda Nacional Republicana relembrou que a "colheita de pinhas de pinheiro manso é proibida entre 1 de abril e 1 de dezembro, ainda que esteja caída no chão", acrescentando que "a apanha está interditada por se encontrar em época de defeso para salvaguardar o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão e evitando a colheita da semente com deficiente faculdade germinativa e mal amadurecida".

Estes factos foram comunicados ao Instituto de Conservação da Natureza Ambiente e das Florestas (ICNF).

Notícias ao Minuto GNR apreende mais de duas toneladas e meia de pinhas em Coruche© Guarda Nacional Republicana

Leia Também: Montijo. Homem autuado por apreender duas toneladas de pinhas mansas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório