Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Armanda Passos: Ferro lembra "referência maior da pintura contemporânea"

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, lamentou hoje a morte da pintora Armanda Passos, "referência maior da pintura contemporânea portuguesa", cujas "emblemáticas mulheres de volumes avultados" ficam no "imaginário nacional".

Armanda Passos: Ferro lembra "referência maior da pintura contemporânea"
Notícias ao Minuto

14:15 - 19/10/21 por Lusa

País Armanda Passos

"Acabo de tomar conhecimento do falecimento, aos 77 anos, de Armanda Passos, referência maior da pintura contemporânea portuguesa", lê-se numa nota de Ferro Rodrigues enviada à agência Lusa.

Para o presidente do parlamento, "no imaginário nacional ficarão para sempre as emblemáticas mulheres de volumes avultados que são a assinatura de Armanda Passos, cujas obras se encontram representadas em inúmeras coleções públicas e privadas".

Na nota, Ferro Rodrigues recorda o percurso de Armanda Passos: "Nascida em 1944, no Peso da Régua, Armanda Passos licenciou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto, instituição de que foi monitora entre 1977 e 1979 e que justamente a homenageou em 2011, com as retrospectivas 'Reservas' e 'Obra Gráfica'".

"No momento em que é conhecida a notícia do seu falecimento, endereço à sua família e amigos, em meu nome e no da Assembleia da República, as mais sentidas condolências", lê-se igualmente na nota.

A pintora Armanda Passos morreu hoje, aos 77 anos, confirmou a Universidade do Porto, lamentando a perda de uma das "mais notáveis artistas plásticas" portuguesas.

À Lusa, fonte oficial da Universidade do Porto, citando um familiar próximo, indicou que a artista morreu durante a madrugada.

A obra de Armanda Passos está representada em coleções como a do Museu Nacional de Arte Contemporânea, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Oriente, Fundação Champalimaud, do Museu de Serralves, ou do Museu Amadeo de Souza-Cardoso.

Leia Também: Pintora Armanda Passos morre aos 77 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório