Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

"Excluídos acabam por morrer socialmente e depois fisicamente"

D. Manuel Clemente foi entrevistado pelo Diário de Notícias, que tentou saber a opinião do patriarca de Lisboa sobre a mensagem económica e social enviada à comunidade católica pelo Papa Francisco.

"Excluídos acabam por morrer socialmente e depois fisicamente"
Notícias ao Minuto

09:35 - 07/02/14 por Notícias Ao Minuto

País D. Manuel Clemente

Questionado sobre a inovação do Santo Pontífice na mensagem económica e social discutida esta semana, a partir da sua primeira exortação apostólica, o patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, afirmou ao Diário de notícias que “o que podemos encontrar de inovador na mensagem é o questionamento do próprio sistema económico e social, independentemente das ideologias”.

Ao Diário de Notícias, o patriarca alerta para “uma prática afunilada para o consumismo, que acaba por ser excludente, porque quem fica fora do mercado, fica fora do consumo da sociedade e essas massas são excluídas, não convivem e acabam por morrer, primeiro socialmente e depois fisicamente ”.

Comentando a atitude do novo Papa, D. Manuel Clemente afirma que “é um Papa que vem de ambientes sul-americanos, em que tudo se põe no concreto e no imediato e quem vive mais no mundo mediatizado, em que tudo tem que ser dito muito rapidamente, sente-se mais à vontade com esta linguagem”.

Em jeito de conclusão, o patriarca compara Francisco com os seus anteriores, afirmando que “para as gerações mais jovens ele lembra João Paulo II, mas para quem está cá há mais tempo, é muito do Papa João XXIII, que também trazia um gesto humano muito simples e uma proximidade com toda a gente”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório