Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Marcelo formaliza pedido para primeiras visitas, a Espanha e ao Vaticano

O chefe de Estado formalizou hoje o pedido de autorização ao Parlamento para reeditar as duas primeiras visitas do mandato anterior (Vaticano e Espanha), assinalando que será recebido pelo Papa dias depois da "histórica visita" ao Iraque.

Marcelo formaliza pedido para primeiras visitas, a Espanha e ao Vaticano
Notícias ao Minuto

15:19 - 09/03/21 por Lusa

País Presidente da República

"Tal como em 2016, o Presidente da República desloca-se esta sexta feira, 12 de março, à Santa Sé, que teve um papel essencial no reconhecimento da independência de Portugal, onde será recebido por Sua Santidade o Papa Francisco, dias depois da sua histórica visita ao Iraque", lê-se na página oficial na Internet do Palácio de Belém.

Ainda segundo a breve nota, "o Chefe de Estado cumpre também a tradição" e visita, no mesmo dia, a "vizinha e amiga Espanha, onde se encontrará com Sua Majestade o Rei Felipe VI".

Há cinco anos, longe do contexto de pandemia de covid-19, Marcelo Rebelo de Sousa visitou igualmente o Vaticano e Madrid, mas numa tirada de três dias.

"A última outra vez foram muitos dias", já tinha declarado hoje o Presidente, antes da tomada de posse, adiantando que, desta vez, será "tudo num dia".

O Papa viajou para o Iraque na sexta-feira e regressou no domingo a Roma, tendo percorrido1.445 quilómetros em território iraquiano, a maior parte do tempo de avião ou de helicóptero sobrevoando zonas onde se encontram células clandestinas de grupos de extremistas islâmicos.

Esta foi a primeira viagem ao estrangeiro de Francisco, em 15 meses, desde o início da pandemia de covid-19 e é também a primeira viagem de um Papa a um país muçulmano de maioria xiita.

Leia Também: Cavaco Silva não cumprimentou Marcelo porque "teve de regressar a casa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório