Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Paróquias de Castelo Branco suspendem celebrações durante a semana

As Paróquias de São Miguel da Sé, São José Operário e Nossa Senhora das Preces, em Castelo Branco, decidiram suspender as celebrações eucarísticas, de segunda a sexta-feira, durante o período em que durar o confinamento, foi hoje anunciado.

Paróquias de Castelo Branco suspendem celebrações durante a semana
Notícias ao Minuto

13:27 - 18/01/21 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado publicado na sua página de Facebook, as equipas pastorais explicam que, após avaliarem a atual situação nas paróquias de Castelo Branco, "decidiram suspender, pelo período que durar o confinamento, as celebrações eucarísticas com a participação do povo de Deus, de segunda a sexta-feira, com efeitos" a partir de hoje.

Adiantam que, dado o "peso excecional" que o domingo tem na vida dos cristãos, "continuará a celebrar com a presença de povo as celebrações dominicais vespertinas, conscientes dos riscos que se tentam reduzir ao mínimo, com o cumprimento escrupuloso do determinado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP)".

As equipas pastorais sublinham que o decreto do estado de emergência não impõe nenhuma restrição às celebrações religiosas, "mas, isso não dispensa de uma colaboração, de forma ativa, no combate que esta pandemia impõe".

Pedem ainda desculpa pelos "incómodos e transtornos" que esta medida acarreta e informam que as celebrações exequiais continuam a acontecer, como até agora, apenas no cemitério de Castelo Branco.

"Quando for tecnicamente possível, tentaremos transmitir a eucarística pelos meios habituais [Internet]", concluem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório