Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 21º

Inspetores sem carros... para fiscalizarem escolas de condução

A fiscalização a escolas de condução, centros de exames e de inspeção automóvel está limitada por falta de recursos, tanto pela falta de carros para os inspetores se poderem deslocar, como pela demora na aprovação das ajudas de custo. No final do ano passado, cerca de uma dezena de automóveis foram entregues porque o contrato de aluguer operacional subscrito pelo Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) terminou.

Inspetores sem carros... para fiscalizarem escolas de condução
Notícias ao Minuto

08:07 - 29/01/14 por Notícias Ao Minuto

País Deslocações

A fiscalização a escolas de condução está limitada por falta de recursos para a deslocação dos inspetores, noticia o Público.

Em causa está o facto de perto de uma dezena de carros utilizados pelos fiscalizadores terem sido entregues no final do ano passado porque terminou o contrato de aluguer e as ajudas de custo não terem sido aprovadas atempadamente.

Para colmatar a falta de viaturas em Coimbra e no Porto o IMT mandou reparar dois veículos com mais de doze anos, mas como ainda não estavam aprovadas as ajudas de custos a que têm direito em deslocações superiores a 20 quilómetros, a autorização para que os inspetores possam sair as áreas dos concelhos onde estão sediados só chegou ontem, o que aconteceu também no caso de Lisboa.

Questionado pelo Público, o IMT referiu: “Esclarecemos que a atividade de fiscalização não esteve parada, pois no período em causa estiveram equipas no terreno e a operar em conformidade com as condições permitidas, apesar de o trabalho da fiscalização não se reduzir exclusivamente ao terreno”.

Os inspetores, apesar das dificuldades, optaram por não falar por medo de represálias e receio de que a falta de condições faça com que a fiscalização passe para entidades privadas, o que consideram dramático.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório